Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cetra promove palestra sobre ‘Aspectos gerais da tutela antecipada e o projeto do CPC’

    há 11 anos

    O Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores (Cetra), promoveu na sexta-feira (7) a palestra Aspectos gerais da tutela antecipada e o projeto do CPC ,com oprofessor Leonardo Ferres da Silva Ribeiro.

    O juiz substituto em 2º grau Gilson Delgado Miranda fez a abertura do evento e agradeceu a presença de todos. Ele afirmou que em breve todos os fóruns do Tribunal de Justiça terão os equipamentos eletrônicos necessários para a transmissão desses eventos. O secretário da Presidência, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar, falou que a partir de julho o Cetra fará a distribuição dos novos equipamentos.

    Leonardo Ferres da Silva Ribeiro é professor, advogado, mestre e doutor em direito processual civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Direito Processual Civil e em Direito dos Contratos (com curso de pós-graduação lato sensu em ambas as áreas). Professor do curso de pós-graduação lato sensu em Direito Processual Civil da PUC/SP e professor convidado no curso de pós-graduação lato sensu em processo civil da PUC RJ. Ribeiro é também professor convidado no curso de pós-graduação lato sensu em direito civil e processo civil da Universidade Católica Dom Bosco UCDB em Campo Grande- MS.

    O palestrante falou sobre a natureza e a finalidade da Tutela Cautelar e da Tutela Antecipada, as características comuns a tutela cautelar e a antecipação de tutela, além das características específicas da tutela antecipada de urgência. O professor fez também uma análise do conteúdo e da extensão do comando contido no § 7º do art. 273 do CPC. O advogado também falou sobre as Tutelas de urgência e a necessidade de um Regime Jurídico Único. Abordou os requisitos para a concessão da tutela de urgência: fumus boni juris e periculum in mora (teoria da gangorra).

    Leonardo Ferres explicou o princípio da efetividade e da duração razoável do processo, sob o aspecto dos direitos fundamentais e destacou que o papel das tutelas de urgência é de suma importância. O professor destacou os requisitos gerais exigidos para a concessão de qualquer tutela de urgência ( fumus boni iuris e periculum in mora ), e falou que cada tutela tem seus requisitos específicos. Segundo o palestrante, todos têm pressa, uns mais que os outros: eu tenho pressa porque se eu não tiver garantido a tutela antecipada eu tenho uma perda. O tempo é um problema, porque o tempo no processo faz com que as partes fiquem insatisfeitas, afirmou.

    O professor falou que o projeto do novo Código de Processo Civil (CPC) apresenta modificações apenas formais, e que a principal modificação ocasionada consiste no tratamento dispensado à tutela antecipada e à tutela cautelar.

    Na plateia, estavam presentes 268 funcionários, sendo que outros 857 acompanhavam do interior por meio do ensino a distância (EAD). No total, foram inscritos 1.125 de 59 comarcas do interior. Esse projeto conta com o apoio da Presidência do TJSP, Corregedoria Geral da Justiça, Escola Paulista da Magistratura (EPM), diretoria do Fórum João Mendes Júnior, Centro de Apoio aos Juízes (CAJ) e Secretarias de Recursos Humanos (SRH), de Tecnologia da Informação (STI) e de Primeira Instância (SPI).

    Confira local, data e tema da próxima palestra:

    Fórum João Mendes Júnior 16º andar Sala do Servidor.

    28/6 - Das Pessoas Naturais . Aula com o juiz Cláudio Luiz Bueno de Godoy, substituto em 2º grau, ex-membro do Conselho Nacional de Justiça, livre-docente pela USP, mestre e doutor pela PUC/SP, professor da USP, autor de livros e artigos jurídicos.

    Para se inscrever basta acessar o link http://intranet.tjsp.jus.br clicar na opção Cetra (localizada na área de Informações para Funcionários). Clicar em inscrições/consulta/certificado > capital ou interior > digitar o usuário e senha AD (mesmo login utilizado para acessar o seu computador, e-mail, frequência ou férias) > selecionar a aula > confirmar.

    Comunicação Social TJSP-SO (texto) / GD (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3693
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações138
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cetra-promove-palestra-sobre-aspectos-gerais-da-tutela-antecipada-e-o-projeto-do-cpc/100554598

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)