Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Inovações em Varas de Família e Sucessões são apresentadas no FJMJr

    há 11 anos

    A Coordenadoria da Família e Sucessões do Tribunal de Justiça de São Paulo realizou ontem (4) a palestra Inovações em Varas de Família e Sucessões, com os expositores Antonio Carlos Alves Braga Júnior, juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça; Helena Campos Refosco, juíza da 7ª Vara da Família e Sucessões Central da Capital, e Sandra Maria Bianchi Bueno, escrivã do 7º Ofício da Família e Sucessões.

    O evento contou com apoio da Presidência do TJSP, da Corregedoria e da Escola Paulista da Magistratura (EPM), com organização do Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores (Cetra). A juíza Dora Aparecida Martins de Morais, da Vara da Infância e Juventude Central, também acompanhou a palestra e representou o presidente da EPM, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo.

    O vice-coordenador da Família e Sucessões do TJSP, desembargador Artur César Beretta da Silveira, fez a abertura da exposição. Teremos hoje três pessoas altamente gabaritadas que nos apresentarão procedimentos inovadores de sucesso e é a oportunidade que temos para trocar experiências, disse.

    O primeiro palestrante foi o juiz Antonio Carlos Alves Braga Júnior, que também é coordenador da área de Registros Públicos na EPM e membro do Núcleo de Planejamento e Gestão do Tribunal (NPG). Ele falou sobre sua experiência com o tema da palestra, uma vez que é titular da 7ª Vara da Família e Sucessões da Capital, mas no momento convocado junto à Corregedoria. Destacou, entre outros pontos, o sistema Infoseg, que realiza busca instantânea de pessoas em cerca de dez bases de dados; o princípio da tecnologia digital; títulos eletrônicos e a revisão do fluxo de trabalho.

    A juíza Helena Campos Refosco explicou as inovações que instituiu no cotidiano da unidade judicial e que contribuíram para acelerar o andamento dos feitos, como, por exemplo, decisões orientadoras e realização de audiências de conciliação e de esclarecimento. Também abordou a nomeação de peritos psiquiátricos; o acesso ao link do Bacen para consulta de valores depositados e outros procedimentos. São atitudes pequenas, mas que somadas trazem impacto muito grande, sem despender custos, finalizou.

    Sandra Bueno explicou o sistema Infoseg rede que busca o endereço do réu sem a necessidade dos ofícios de praxe. Discorreu sobre alguns procedimentos corriqueiros no dia a dia de trabalho de uma vara de Família (formais de partilha, práticas cartorárias e atendimento aos advogados). Também falou sobre pedidos de desarquivamento, que agora podem ser solicitados diretamente ao arquivo geral pelos advogados.

    O evento contou com a participação de 217 servidores na Capital. Outros 804 funcionários de 68 comarcas do interior e litoral do Estado acompanharam o evento pelo sistema de Ensino a Distância (EAD).

    Comunicação Social TJSP HS (texto) / AC (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações235
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inovacoes-em-varas-de-familia-e-sucessoes-sao-apresentadas-no-fjmjr/100595262

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)