Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP mantém condenação de transportadora por morte em rodovia

    há 10 anos

    A 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou decisão da Comarca de Assis que condenou uma empresa de transporte de passageiros a indenizar, por danos morais, um homem que perdeu a família em acidente na estrada.

    O ônibus em que estava a mulher do autor, grávida de oito meses, havia saído de Cândido Mota com destino a São Paulo e, na altura do município de Iaras, colidiu na traseira de um caminhão. O choque causou a morte da vítima e do nascituro. Em declaração à polícia, o motorista do veículo afirmou que um grande objeto havia caído da caçamba do caminhão, momento em que acionou o freio do ônibus, que não funcionou, fato que provocou a colisão.

    Para o desembargador João Batista Silvério da Silva, a empresa tem o dever de responder pela dor e sofrimento causados ao autor. “A transportadora não conseguiu se eximir de sua responsabilidade ao sustentar que o motorista do coletivo tentou desviar de algo que caíra do caminhão que vinha à frente, fato que restou isolado nos autos. Cabia a ela provar qualquer excludente de culpa, o que não ocorreu”, afirmou o relator, que fixou a indenização em R$ 81 mil, correspondente a 100 salários mínimos.

    O julgamento, por votação unânime, contou com a participação dos juízes substitutos em 2º grau Theodureto de Almeida Camargo Neto e Hélio Marques de Faria.

    Apelação nº 0013428-06.2003.8.26.0047

    Comunicação Social TJSP – PC (texto) / Internet (foto ilustrativa)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-mantem-condenacao-de-transportadora-por-morte-em-rodovia/115968287

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)