Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Palácio da Justiça recebe a exposição 'Memória Paulistana'

    há 10 anos

    O Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça recebeu hoje (21) a exposição Memória Paulistana, com cerca de 30 obras da artista plástica Cristiane Carbone. A mostra permanecerá aberta ao público de segunda a sexta, das 13 às 18 horas, até o dia 11 de agosto, em que se comemora a criação dos cursos jurídicos no Brasil. A entrada é gratuita.

    O projeto da artista tem como base a pesquisa histórica e o registro documental de imagens de São Paulo, pintadas a óleo sobre tela, com o intuito de preservar a memória e a história da capital paulista e demonstrar as transformações ocorridas ao longo do tempo. Destaca-se na coleção um quadro em que se retrata a sede do Judiciário estadual.

    Cristiane Carbone agradeceu a oportunidade de realizar a exposição que conta um pouco da história de São Paulo, segundo ela, fruto de uma grande paixão pela cidade. A artista mencionou a ligação entre o TJSP, os cursos de Direito e a Revolução de 32. Ela doou a obra que retrata o Obelisco do Ibirapuera para o acervo do Museu do Tribunal.

    Na continuidade, o decano da Academia Paulista de Letras e chefe de gabinete da Presidência do TJ, poeta Paulo Bomfim, recitou "Eu te amo São Paulo".

    No encerramento da cerimônia, o presidente do TJSP, José Renato Nalini, assegurou que há lugar na Justiça para música, poesia, literatura e fraternidade e que o espaço no Salão dos Passos Perdidos está aberto para receber manifestações artísticas.

    Estiveram presentes à inauguração o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; os desembargadores Artur Marques da Silva Filho (presidente da Seção de Direito Privado do TJSP), Ricardo Mair Anafe (presidente da Seção de Direito Público do TJSP), Antonio Carlos Malheiros e Alberto Gosson Jorge Junior; os juízes assessores da Presidência Afonso de Barros Faro Júnior e Ricardo Felício Scaff; a defensora pública, coordenadora do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Amanda Pontes de Siqueira, representando o defensor-público geral. Apreciaram também a abertura da exposição, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Edgard Camargo Rodrigues; o presidente do Instituto Paulista de Magistrados, Jeferson Moreira de Carvalho, representando o presidente da Sociedade Veteranos de 32 –MMDC, José Carlos de Barros Lima.

    Serviço Exposição Memória Paulistana

    Período: até 11 de agosto, das 13 às 18 horas

    Local: Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça (Praça da Sé, s/nº -

    Centro) – Estação Sé.

    Comunicação Social TJSP – LV (texto) / AC (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3691
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/palacio-da-justica-recebe-a-exposicao-memoria-paulistana/128620297

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)