Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O lado social e cultural de Ton, agente operacional do TJSP

    há 10 anos

    O que será que um agente operacional (antigo vigia) do Tribunal de Justiça de São Paulo faz nas horas em que não está no trabalho? O Projeto Jus_Social apresenta hoje Antônio José de Souza, o Ton, servidor do fórum de Itatiba. Ele trabalhava numa escala de 12 por 36 horas e resolveu utilizar seu tempo de folga para se dedicar ao trabalho social e cultural.

    Paulistano, filho de Maria Marcolino de Souza e de José Ulisses de Souza, casado com Dalva e pai de Camila e Anderson, Ton estudou até o primeiro ano de engenharia, mas na época, com filhos pequenos, não pôde concluir o curso. "Meu Deus, se nos anos 80 tivesse todo esse acesso que tem hoje, certamente teria me formado. Paciência, devemos lutar com as armas que temos, não reclamo e fico feliz por aqueles que têm oportunidade e não desperdiçam", declara.

    Ingresso no TJSP – Em maio de 1991, Ton ingressou no Tribunal, mas seu primeiro emprego foi aos 15 anos, no 8º Cartório de Notas, onde esteve por um ano. Em seguida, trabalhou na Aliança Cultural Brasil-Japão e aprendeu japonês básico. Atuou ainda como topógrafo, pela Infraero, na construção do Aeroporto Internacional de Guarulhos. À época saiu uma matéria num grande jornal paulista com a manchete "Começa obra do Aeroporto de Guarulhos" e uma foto dele com um teodolito (instrumento óptico de medição).

    A face cultural de Antônio – Ele é fundador da Associação dos Escritores Poetas e Trovadores de Itatiba, entidade que já editou mais de 40 livros. Fundou também a Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Itatiba (ADHI) em decorrência de uma passagem na sua vida. Aos 7 anos, Anderson, seu filho, ficou diabético e ele teve que correr atrás de tratamento. Percebeu que a força que tinha uma associação e conseguiu seringas para diabéticos, doadas pelo Poder Judiciário de Itatiba por meio do Juizado Especial Cível.

    Não parou por aí. Antônio José de Souza é fundador da Academia Itatibense de Letras e publicou "More Than The Curse" (“Maior que a Maldição”, na tradução), ficção baseada em fatos reais e que ele ainda pretende transformá-la em filme ou animação.

    Ton é ainda cofundador da Associação Itatibense de Incentivo à Cultura. Por conta da entidade, ele desenvolve um trabalho com as Filipinas, onde teve a oportunidade de aprender inglês e lançar uma antologia com 30 escritores brasileiros e 30 filipinos traduzida do português para o inglês. O Ministério da Cultura aprovou recentemente o projeto ‘Implantação de Polo de Design de Animação e Games’, proposto pela Associação Itatibense de Incentivo à Cultura para aproveitar pessoas com talento para desenho que não desenvolvem suas habilidades por falta de orientação ou oportunidade.

    O projeto surgiu de uma conversa com o filho Anderson, que estuda animação e contou ao pai a dificuldade para se estabelecer no mercado, embora a área careça de profissionais em quantidade suficiente. Para Ton, o problema é que não há mercado estabelecido para animação no Brasil e os empregos estão concentrados em nichos nem sempre acessíveis. "É um mercado em crescimento, mas ainda muito desorganizado."

    Antonio conta que em reunião com o professor Delmar, coordenador do curso de animação e games de uma universidade, surgiu a ideia de criar um curso básico de animação, como extensão universitária, para que pessoas talentosas em desenho sem condições financeiras e moradores de cidades com menos de 100 mil habitantes tivessem acesso a ele, haja vista que a animação, hoje, é uma profissão geradora de empregos e renda.

    Após o curso de animação será oferecido um outro, de games, e para tanto serão organizadas nas cidades que receberão a iniciativa Associações de Incentivo à Cultura, ou AICs, que, unidas, terão direito, por meio de projetos, a receber subsídios dos Governos federal e estadual para a construção de teatros, com salas de aulas equipadas para estudo, desenvolvimento e pesquisa, além de anfiteatro para apresentações. "Será mais ou menos como o início de uma cidade no passado, onde igrejas eram construídas e depois a cidade se expandia ao redor. Agora é a vez do crescimento cultural e tecnológico dessas cidades, com a implantação de teatro-escola, construídos para a expansão da cultura e conhecimento vinculado à tecnologia e ao saber", revela Antonio, com muita empolgação.

    As cidades que participarão do projeto serão divididas por região: Cananéia, Cajati, Jacupiranga, Iporanga, Eldorado, Registro, Sete Barras, áreas de concentração indígena e quilombos, Juquiá, Pilar do Sul, Tapiraí, Juquitiba, Miracatu, Pedro de Toledo, Itariri e Peruíbe (Região I); Pirajuí, Guarantã, Júlio de Mesquita, Guaimbê, Getulina, Tupã, Herculândia, Quintana, Pompéia, Lins, Guaiçara, (Promissão, Assentamento), Avanhandava, Penápolis e Coroados (Região II); Valinhos, Vinhedo, Louveira, Itupeva, Jarinu, Bom Jesus dos Perdões, Igaratá, Santa Isabel, Piracaia, Joanópolis, Vargem, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti e Morungaba (Região III).

    De acordo com Antonio, os desafios são imensos. Agora ele se dedica à captação de recursos para o projeto aprovado pela Lei Rouanet, mas garante que seguirá em frente, com a certeza de que as portas serão abertas. Ele não irá desanimar! O prazo para captação iniciou-se no último dia 18 e vai até dezembro deste ano. Conheça o projeto e contribua com a mudança na vida de muitas pessoas!

    Projeto Jus_Social – Este texto faz parte do Projeto Jus_Social, implementado em março de 2011. Consiste na publicação no site do TJSP, sempre no primeiro minuto do primeiro dia de cada mês, de um texto diferente do padrão técnico-jurídico-institucional. São histórias de vida, habilidades, curiosidades, exemplos de experiências que pautam as notícias publicadas sobre aqueles que, de alguma forma, realizam atividades que se destacam entre servidores ou magistrados. Pode ser no esporte, em campanhas sociais, no trabalho diário, enfim qualquer atividade ou ação que os diferencie. Com isso, anônimos ganham vida e são apresentados. Com o projeto "Jus_Social", o Tribunal de Justiça de São Paulo ganhou o X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012 (categoria Endomarketing).


    Comunicação Social TJSP – LV (texto) / arquivo pessoal (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações148
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-lado-social-e-cultural-de-ton-agente-operacional-do-tjsp/130215237

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)