Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Jurista ministra aula magna do curso ‘Sistema de Direito Civil’ na EPM

    há 10 anos

    Aula magna sobre o tema ‘Sistema de Direito Privado – Axiologia do Direito Civil’, ministrada pelo jurista José Manoel de Arruda Alvim Netto, deu início, no último dia 22, na EPM, ao curso Sistema de Direito Civil, para o qual foram convidados juristas e professores a fim de debater os pilares do sistema do novo Código Civil, em vigência desde 2002.

    O encontro teve participação do coordenador da área de direito civil da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Nestor Duarte; da coordenadora do curso, desembargadora Rosa Maria de Andrade Nery; e do desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira.

    Nestor Duarte declarou que a intenção do curso é estimular os colegas ao convívio na EPM e discutir as inovações do Código Civil. Para Rosa Maria Nery, a iniciativa representa uma jornada de estudos preparada para reavivar os fundamentos do direito privado. Ela também destacou o renome internacional do palestrante, “um formador de ideias e opiniões, professor da maioria dos mestres e doutores em direito que estão ministrando aulas Brasil afora”.

    Arruda Alvim Netto ensinou que o sistema de direito privado transcende o Código Civil, ainda que este seja núcleo daquele, e esclareceu o termo ‘axiologia’, que significa estudo de valores: “Tratando-se do objeto jurídico, a axiologia procura identificar o justo numa determinada ordem jurídica. E é isto que faremos ao procurar descrever o sistema do atual Código Civil. Numa outra vertente, compararemos o sistema do Código Civil de 2002 com o sistema do Código de 1916”.

    O jurista ainda discorreu sobre a linguagem do Código Civil e enfatizou a importância do papel interpretativo do juiz na base flutuante do novo sistema.

    O curso, destinado a magistrados, prosseguirá até 19 de junho de 2015, conforme programação abaixo:
    5/9

    Tema: Pessoa natural. Começo e fim da personalidade. Pessoa jurídica. Espécies. Representação. Procuração e mandato.

    3/10

    Tema: Objeto de direito. Bens. Patrimônio. Comunhão. Condomínio. Princípio da imputação civil dos danos. Poder de excussão do credor.

    10/10

    Tema: Teoria geral dos fatos, atos e negócios jurídicos. Liberdade de agir. Autonomia privada. Situações jurídicas. Relações jurídicas.

    17/10

    Tema: Liberdade de contratar. Contratos. Princípio da lealdade e da boa-fé. Cláusulas gerais. Contratação de fato.

    31/10

    Tema: Validade dos negócios jurídicos. Agente capaz. Objeto lícito. Forma legal. Eficácia dos negócios jurídicos.

    14/11

    Tema: Modalidades do negócio jurídico.

    28/11

    Tema: Decadência e prescrição.

    6/2/15

    Tema: Prova dos negócios jurídicos. Forma prescrita em lei. Atos solenes.

    27/2/15

    Tema: Registros públicos. Principiologia. Atividade registrária. Atividade tabelioa.

    13/3/15

    Tema: Testamento como negócio unilateral. Principiologia. Formalidades.

    27/3/15

    Tema: Atos unilaterais. Títulos de crédito. Vínculo obrigacional.

    10/4/15

    Tema: Teoria Geral do Direito de Obrigações e sua axiologia.

    24/4/15

    Tema: Mecanismos de abertura do direito privado. Exegese dos artigos 421 e 422 do Código Civil. Poderes do juiz e sentença determinativa.

    8/5/15

    Tema: Inadimplemento da obrigação e responsabilidade civil. Artigos 186 e 927 do Código Civil. Sistema de responsabilidade civil do direito de vizinhança. Contratos de resultado.

    22/5/15

    Tema: Responsabilidade civil. Consequência da inexecução das obrigações contratuais e extracontratuais no sistema do Código Civil e no do Código de Defesa do Consumidor.

    5/6/15

    Tema: A propriedade como situação jurídica complexa e de vital importância para a liberdade do sujeito de direito.

    19/6/15
    Tema: Mercado. Economia. Negócios jurídicos e Poder Judiciário.

    Comunicação Social TJSP – ES (texto e fotos)
    imprensaepm@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações324
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jurista-ministra-aula-magna-do-curso-sistema-de-direito-civil-na-epm/135824522

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)