Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP inaugura três Cejuscs no interior do Estado

    há 10 anos

    O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou mais três Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). Com as novas unidades – em Penápolis, Guaíra e Orlândia –, já são 111 postos em todo o Estado.

    Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário que atuam na busca de acordos em demandas pré-processuais (que ainda não têm ação judicial em andamento) e/ou processuais, por meio da mediação e conciliação. Atendem causas cíveis (acidentes de trânsito, relações de consumo, cobranças, dívidas bancárias, conflitos de vizinhança etc.) e da área de família (divórcio, pedido de pensão alimentícia, guarda de filhos, regulamentação de visitas etc.). Quando há acordo, ele é homologado pelo juiz e tem a eficácia de título executivo judicial.

    Penápolis

    Inaugurado na sexta-feira (22), o Cejusc funciona na Rua Olsen, nº 300, das 9 às 17 horas. O juiz Heverton Rodrigues Goulart, que coordena o Centro, destacou que a mediação e a conciliação são instrumentos efetivos de pacificação social, visando a reduzir a excessiva judicialização dos conflitos de interesse, e a quantidade de recursos e execuções de sentença.

    Compareceram à solenidade de inauguração o desembargador Álvaro Augusto dos Passos; o prefeito de Penápolis, Célio José de Oliveira; o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Henrique Rossi Catalani; o juiz diretor do Fórum de Penápolis, Adriano Rodrigo Ponce de Oliveira; e os juízes da comarca Heber Gualberto Mendonça, Luciano Brunetto Beltran e Marcelo Yukio Misaka.

    Guaíra

    O Cejusc da Guaíra, inaugurado na segunda-feira (25), está localizado na rua Doze, nº 718, com atendimento das 10 às 18 horas. “Sabe-se que a sociedade está sempre em plena evolução, os conflitos, cada dia mais complexos, e aumenta-se diuturnamente a quantidade de feitos em trâmite perante nossos fóruns. A inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania oferecerá alternativa que se pretende mais ágil”, afirmou o juiz Anderson Valente, coordenador da unidade e diretor do fórum, na cerimônia de instalação.

    Também compareceram ao evento o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargador José Roberto Neves Amorim; o prefeito de Guaíra, Sergio de Mello; o coordenador-adjunto da 14ª Circunscrição Judiciária de Barretos, João Flávio Andrade de Castro; o vereador José Natal Pereira, representando o presidente da Câmara Municipal; o vice-presidente da OAB Guaíra, Rafael Augusto Gasparino Ribeiro, representando o presidente; o delegado de polícia de Guaíra, Rafael Faria Domingos; o comandante da 4ª Companhia 33ª BPM-I, capitão PM André Luiz Hannickel; e o comandante da Guarda Civil de Guaíra, Reginaldo Aparecido Izaias.

    Orlândia

    A unidade, instalada na segunda-feira (25), funciona na avenida Dois, nº 757, das 9 às 17 horas. Na solenidade de inauguração, o desembargador José Roberto Neves Amorim, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, destacou a importância do empenho e união dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e a parceria das empresas locais para o sucesso dos trabalhos.

    Também estavam presentes à solenidade a juíza coordenadora do Cejusc, Ana Carolina Aleixo Cascaldim Marcelino Gomes Cunha; a prefeita Flávia Mendes Gomes; o presidente da Câmara Municipal, Luis Antonio de Abreu; a juíza diretora do fórum, Ana Maria Fontes; o juiz da Comarca de Morro Agudo, Lucas Eduardo Steinle Camargo; o tesoureiro da OAB local, Eder Krebski Darini; a promotora Karina Beschizza Cione; e o padre Devair Araujo da Fonseca.

    Comunicação Social TJSP – CA (texto) / arquivo (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações749
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-inaugura-tres-cejuscs-no-interior-do-estado/136075284

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    grande bosta vc não consegue falar nem com a sombra deles continuar lendo