Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Prefeito é absolvido de acusação de improbidade administrativa

    há 10 anos

    A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo reformou sentença que havia responsabilizado o prefeito de Araçatuba, Aparecido Sério da Silva, dois servidores públicos e uma empresa gráfica pela prática de improbidade administrativa.

    A decisão do colegiado foi proferida em ação popular ajuizada por um ex-vereador, segundo o qual o Poder Público teria contratado, sem licitação, uma gráfica para impressão de 10 mil exemplares de uma revista com caráter de promoção pessoal dos agentes públicos. Em primeira instância, foi reconhecida a nulidade do procedimento licitatório e os réus, condenados a ressarcir ao erário o montante gasto com a publicação.

    O relator Luiz Edmundo Marrey Uint entendeu que a revista em questão teve somente a finalidade de divulgar as ações da Prefeitura, sem a conotação de publicidade individual. Ainda de acordo com o desembargador, a contratação da empresa ocorreu de forma regular.

    “Os atributos da ação administrativa (atos e fatos) levados a efeito com a licitação (fase interna e externa) para a produção da revista em comento não encontram vícios em qualquer de seus atributos, seja na competência, objeto, motivo, finalidade e motivação, ou mesmo na forma. O procedimento licitatório e a contratação foram hígidos, não merecendo a decretação de nulidade ou anulabilidade”, anotou em voto.

    Os desembargadores Armando Camargo Pereira e José Luiz Gavião de Almeida também participaram da turma julgadora, que decidiu os recursos dos réus por maioria de votos.

    Apelação nº 0012480-31.2011.8.26.0032

    Comunicação Social TJSP – BN (texto) / MC e RL (arte)

    imprensatj@tjsp.jus.br
    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações256
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeito-e-absolvido-de-acusacao-de-improbidade-administrativa/136075786

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)