Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP mantém condenação de ex-presidente da Câmara de Suzanápolis por improbidade

    há 10 anos

    Decisão da 12ª Câmara de Direito Público do TJSP confirmou sentença da Comarca de Pereira Barreto que condenou o ex-presidente da Câmara Municipal de Suzanápolis Osmar Mendanha Dias e seu filho por improbidade administrativa. Eles terão de pagar multa civil, de forma solidária, no valor de 20 vezes o valor da remuneração mensal do político.

    De acordo com a Promotoria, Osmar autorizou sozinho o uso do plenário da Câmara para promoção da firma – cujo proprietário é seu filho –, em desacordo com o regimento interno do órgão, que atribui aos vereadores a autorização para uso do recinto com fins estranhos às suas atribuições comuns. Ambas as partes recorreram do julgamento de primeira instância.

    O relator Edson Ferreira da Silva entendeu que restou comprovada a utilização do espaço público e da estrutura da Câmara para uso particular. “Os elementos reunidos nos autos evidenciam que, embora franqueado formalmente pelo filho, na prática, a franquia pertence ao pai, pois em todos os eventos realizados para promovê-la, incluindo sua inauguração, Osmar se postou como dono do negócio, conforme notícias veiculadas em jornais de circulação local, que apontam o presidente da Câmara como diretor-presidente da empresa”, anotou em voto.

    A turma julgadora foi composta também pelos desembargadores Osvaldo de Oliveira e Luiz Burza Neto. A votação foi unânime.

    Apelação nº 0901636-03.2012.8.26.0439

    Comunicação Social TJSP – VG (texto) / AC (foto ilustrativa)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações208
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-mantem-condenacao-de-ex-presidente-da-camara-de-suzanapolis-por-improbidade/140552901

    Informações relacionadas

    Guilherme Mourão, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Ação Revisional de Consumo de Energia Elétrica c/c Tutela de Urgência c/c Indenização por Danos Morais

    Thiago  Marinho, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo - Ação declaratória de inexistência de débito c/ Pedido Liminar- Fraude no medidor de energia elétrica

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)