Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Debates em grupos e palestras concluem programação do IX Fojesp na EPM

    há 9 anos

    Magistrados e servidores da capital e do interior participaram de palestras e discutiram propostas para o aprimoramento dos Juizados Especiais no segundo dia do IX Fojesp – Fórum de Juizados Especiais do Estado de São Paulo, realizado no último dia 17, na Escola Paulista da Magistratura (EPM). O fórum foi promovido em parceria com o Conselho Supervisor do Sistema de Juizados Especiais e com a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis).

    Os participantes foram divididos em três grupos para debaterem boas práticas jurisdicionais, racionalização dos trabalhos, principais dificuldades e temas gerais dos Juizados. O primeiro foi integrado por 51 juízes dos Juizados Especiais Cíveis (JECs) e seus respectivos servidores, divididos em duas salas, sob coordenação dos juízes Marcos Alexandre Bronzatto Pagan e Renata Vaitkevicius Santo André Vitagliano. O grupo teve a participação da desembargadora Janice Goulart, do Tribunal de Santa Catarina, e dos juízes Ricardo Pip Schimidt, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, e Cristiano Arantes e Silva, do Tribunal de Justiça do Pará.

    O segundo grupo, composto por 42 magistrados dos Juizados da Fazenda Pública e juízes da Fazenda Pública que atuam cumulativamente, além de dois servidores, foi coordenado pelos juízes Alexandra Fuchs de Araujo, Luís Manuel Fonseca Pires, Maria do Carmo Honório e Sandro Cavalcanti Rollo.

    O terceiro, formado por 74 magistrados e igual número de servidores dos Juizados Especiais Criminais (Jecrim) e dos Juizados Especiais Cíveis com função cumulativa, divididos em duas salas, esteve sob coordenação dos juízes Ulisses Augusto Pascolati Junior e Paulo Roberto Cichitosi e contou com a participação do desembargador do TJSP José Luiz Germano e com o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), Mario de Carvalho Camargo Neto.

    Após os debates, os integrantes do terceiro grupo participaram de exposições sobre dependência química e programas de tratamento e recuperação social, ministradas pelo secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André Zilio Maximiano; pelo coordenador de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Mario Sérgio Sobrinho; pelo psiquiatra Arthur Guerra de Andrade; e pela presidente do Comitê de Ação Social e Cidadania do TJSP (CASC), Maria Luiza de Freitas Nalini. Os debates foram mediados pelo juiz Ricardo Cunha Chimenti, integrante da Comissão do IX Fojesp, e tiveram a participação do desembargador Antonio Carlos Malheiros, integrante e consultor da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJSP.

    Arthur Guerra de Andrade traçou um perfil psicológico e físico do dependente químico e destacou a realização do curso de extensão universitária em EAD “Integração de competências no desempenho da atividade judiciária com usuários e dependentes de drogas”, destinado a profissionais que atuam na área, promovido em conjunto pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Conselho Nacional de Justiça e Faculdades de Medicina e de Direito da USP.

    O secretário Vitore Maximiano fez uma radiografia dos serviços ofertados pelos sistemas de saúde e de Justiça, ressaltando a importância da aproximação entre eles para promover a prevenção. “O grande desafio é manter o dependente químico em recuperação até a conquista de um quadro estável. E o tratamento não é tão somente a internação, mas implica um conjunto de medidas que consiste na análise de profissionais, o tratamento ambulatorial, a passagem por unidades de acolhimento ou comunidades terapêuticas.”

    Por fim, Maria Luiza Nalini relatou a experiência como integrante de diversos grupos de assistência social e tratamento ambulatorial a pacientes de Aids, de alcoolismo e drogas, desde 1996, até a assunção do cargo de presidente do CASC. Ela citou a valorização da violência e da cultura importada nos meios de comunicação como fatores agravantes dos problemas sociais e destacou, por outro lado, os benefícios da prática do yoga, até mesmo para o tratamento de dependentes de drogas.

    Na parte da tarde, magistrados e servidores reuniram-se em dois auditórios para debater deliberações e propostas dos grupos da manhã, com a participação dos juízes assessores da Presidência Mario Sérgio Leite, Maria de Fatima Pereira da Costa e Silva e Maria Fernanda de Toledo Rodovalho e os secretários do TJSP Adriano Teocrito Pissolatto (Secretaria de Abastecimento/SAB), Eduardo Roberto Alcantara (Secretaria de Administração/SAD) e Lilian Salvador Paula (Secretaria de Planejamento de Recursos Humanos/SPRH). Os enunciados resultantes serão divulgados nos próximos dias.

    Comunicação Social TJSP – ES (texto e fotos)
    imprensaepm@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações110
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/debates-em-grupos-e-palestras-concluem-programacao-do-ix-fojesp-na-epm/146943802

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)