Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Servidor do TJSP desenvolve aplicativo gratuito para concurseiros

há 9 anos

O concurso para escrevente técnico judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo encerrou as inscrições no último dia 24 e os interessados têm de estudar muito, sem perder tempo, porque a prova será no início de dezembro. A novidade é que os concurseiros de plantão poderão se dedicar aos estudos por meio de um aplicativo grátis desenvolvido para celulares e tablets pelo servidor Alberto Fernandes Filho e seu amigo Gustavo Nogueira de Sá, que compilaram no programa ‘Peso 2 Concursos’ todo o material necessário aos concursos de escrevente do TJSP e de técnicos do TJRJ e do TRT3. Alberto será a personalidade do projeto Jus_Social deste mês.

O material do aplicativo, compatível com as plataformas IOS, Android e Windows Phone, é estritamente delimitado pelo conteúdo de Direito para que não haja qualquer desperdício de esforço ou tempo no estudo, o que amplia as possibilidades de sucesso do candidato. As matérias são divididas por tópicos, na sequência prevista no edital. Além das leis exigidas, é possível encontrar de forma organizada súmulas dos Tribunais Superiores, dicas, técnicas de memorização e comentários sobre as normas e a forma de atuação das bancas examinadoras.

"Com esta ferramenta esperamos que todas as pessoas, e não somente aquelas que tenham dinheiro para gastar com cursinhos preparatórios, tenham a oportunidade de ter uma vida melhor, do mesmo jeito que um dia nós tivemos", declara Alberto. Falando em vida melhor, o servidor está em viagem de lua-de-mel com sua esposa, Fernanda Carballo Conde Fernandes – eles se casaram no último dia 25.

Como surgiu o aplicativo ‘Peso 2 Concursos’ – Há quase uma década e meia, Alberto conheceu Gustavo no ensino médio da ETE Presidente Vargas. Após passar a faculdade sem se verem, reencontraram-se em 2013 no metrô paulistano, quando voltavam de seus trabalhos – Gustavo do TRT e Alberto do TJSP –, e novamente fortaleceram o laço fraternal.

Natasha, esposa de Gustavo, estudava para concursos dos Tribunais Regionais do Trabalho. Como praticamente nunca havia tido contato com o Direito, ela teve dificuldades e passou a frequentar aulas de cursos preparatórios. Em pouco mais de um ano de preparo, evoluiu bastante e alcançou boas notas, mas não o suficiente para ser aprovada com expectativas de nomeação. Percebendo a frustração de quem após tanto esforço nos estudos não conseguia obter a pontuação necessária, eles propuseram para ela o seguinte: deixar de assistir às aulas dos cursinhos e tentar fazer da mesma forma que eles fizeram na aprovação dos seus concursos, ou seja, leituras repetidas de lei seca com exercícios para fixação.

No entanto Natasha trabalhava como representante comercial e era inviável que andasse o dia todo com um vade mecum por conta do seu tamanho e peso. Então seu amigo deu a ela um tablet e um vade mecum digital, onde ela inseria notas no aplicativo com dicas, macetes e frases de memorização para facilitar. "Bingo! Nas provas seguintes ela obteve a pontuação necessária para figurar na lista de aprovados, com a expectativa de ser nomeada até o final do ano para o cargo de técnico judiciário do TRT-15", ressalta Alberto.

O caso de Natasha serviu de reflexão. Ele e Gustavo acreditaram que esse tipo de dificuldade também ocorria com outras pessoas que não eram formadas em Direito e que nem sequer conseguiam selecionar o material de estudo. Assim, com o fim de ajudar aqueles que passam pelo mesmo problema, compilaram num aplicativo grátis todo o material necessário para o estudo dos principais concursos. O sucesso do app foi tanto que, em menos de 30 dias de lançamento, foram contabilizados quase 8 mil downloads apenas para Android e mais de 20 mil visualizações ao conteúdo do aplicativo.

Um pouco sobre Alberto Fernandes Filho – Ele nasceu, cresceu e ainda mora em Mogi das Cruzes. Filho de Alberto Fernandes e Áurea Maria de Almeida Fernandes, tem dois irmãos, Amanda Cristina e José Eduardo.

Formado em Direito pela Universidade Braz Cubas, nas horas livres gosta de ler, assistir a documentários, filmes e, principalmente, viajar. "Aliás, foi numa dessas viagens, durante o Caminho de Santiago de Compostela, que vi o quanto uma só pessoa pode fazer diferença na vida de outras e como é boa essa sensação de realmente estar sendo útil para uma vida melhor", diz.

Alberto foi aprovado para escrevente técnico judiciário no ano de 2008 e atualmente trabalha como assistente jurídico com a desembargadora Maria Cristina Cotrofe Biasi. Ele afirma que sempre sonhou em construir um futuro melhor para todos e fazer a diferença. "Costumo dizer que se algum dia Deus abrir um livro com a história do mundo, quero que meu nome esteja lá, nem que seja ao menos no rodapé. E foi assim que o TJSP entrou na minha vida. Pois se tem um lugar que realmente pode mudar a vida das pessoas é o Tribunal, seja concedendo medicamentos ou condenando políticos corruptos."

Projeto Jus_Social – Este texto faz parte do Projeto Jus_Social, implementado em março de 2011. Consiste na publicação no site do TJSP, sempre no primeiro dia de cada mês, de um texto diferente do padrão técnico-jurídico-institucional. São histórias de vida, habilidades, curiosidades, exemplos de experiências que pautam as notícias publicadas sobre aqueles que, de alguma forma, realizam atividades que se destacam entre servidores ou magistrados. Pode ser no esporte, em campanhas sociais, no trabalho diário, enfim qualquer atividade ou ação que os diferencie. Com isso, anônimos ganham vida e são apresentados. Com o Projeto Jus_Social, o Tribunal de Justiça de São Paulo ganhou o X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012 (categoria Endomarketing).

Comunicação Social TJSP – LV (texto) / arquivo (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br

  • Publicações15979
  • Seguidores3696
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4807
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidor-do-tjsp-desenvolve-aplicativo-gratuito-para-concurseiros/148908219

Informações relacionadas

Professor Rafael Siqueira, Advogado
Notíciashá 7 anos

Atenção concurseiro! Confira 16 sites para estudar de graça para concursos públicos

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Contrato de Cessão e Transferência de Direitos de Herança

Ana Paula Dias, Advogado
Modeloshá 5 meses

Modelo Contrato de doação de ascendente a descendente

CERS Cursos Online, Jornalista
Notíciashá 7 anos

TJSP: tudo sobre o concurso para escrevente

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)