Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargadora Maria Lúcia Pizzotti Mendes toma posse no TJSP

    há 9 anos

    Em cerimônia solene realizada hoje (24) no Salão do Júri do Palácio da Justiça, a magistrada Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo. Integrantes da comunidade jurídica, parentes e amigos acompanharam a solenidade, que foi conduzida pelo presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini.
    Orador em nome do TJSP, o desembargador Antonio José Silveira Paulilo abriu a solenidade. “Coube-me a honra de saudar a nobre colega Maria Lúcia. Conheci-a logo que ingressou na magistratura, mas, por força do ofício, nos afastamos. Há dois anos, quando era presidente da Seção de Direito Privado, a recebi em meu gabinete com um pedido inusitado: receber novas distribuições, pois havia acabado com o seu acervo. Tenho profunda admiração por ela e poderia falar de seu senso de justiça, de sua alegria e de suas muitas qualidades, mas somente desejo que continue a fazer o que sempre fez: resolver problemas. Receba as boas vindas desta Corte, agora como desembargadora.”
    Em seguida, foi a vez do ministro de Estado-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, falar sobre o trabalho realizado pela desembargadora para difundir a cultura da conciliação. “É uma imensa honra participar deste evento tão importante para todos nós. Tive o privilégio de conhecer Maria Lúcia Pizzotti trabalhando em prol da causa da conciliação e posso dizer que a sua coragem em implantar o projeto foi muito importante para sua difusão. A senhora colocou todo o seu coração nessa causa e merece nossos cumprimentos. Parabéns.”
    Ao discursar, a desembargadora, visivelmente emocionada, tentou conter as lágrimas e falou de momentos marcantes de sua carreira, iniciada há 26 anos, e da alegria de tomar posse nesta tarde. “Foi muito difícil chegar até aqui, mas consegui, com muita luta, alcançar meus objetivos. Quando ingressei no Tribunal, com 25 anos de idade, era uma época em que a Corte era bastante conservadora. Eu era uma das poucas juízas do TJSP. Hoje, tomo posse como a 14ª desembargadora de carreira, número que ainda tende a crescer. Passei por muitos desafios e, espero, com aquilo que aprendi ao longo da carreira, poder colaborar com todos. Não estou aqui por acaso. Foi a lógica de Deus que me fez estar neste salão hoje. Agradeço a todos que compareceram, pois vocês fazem parte da minha vida. Estou muito feliz!”
    Ao encerrar a solenidade, o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, parabenizou a desembargadora e desejou sucesso no novo cargo. “É uma surpresa agradável presidir essa solenidade. Vossa Excelência é um exemplo para todos, pois sempre lutou pelos seus ideais e é conhecida pela sua eficiência. Estou muito feliz de vê-la chegar ao cargo de desembargadora. O Judiciário existe para resolver problemas e a senhora é uma solucionadora. Por isso, o Tribunal está tão feliz. Parabéns.”
    À cerimônia estiveram presentes também o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Público, Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Criminal, Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Walter de Almeida Guilherme; o ex-governador e senador eleito José Serra; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Mário Devienne Ferraz, representando o presidente; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Paulo Adib Casseb; a procuradora do Estado Rosana Martins Kirschke; representando o procurador-geral do Estado de São Paulo; a defensora pública coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado de 2ª instância e Tribunais Superiores, Stefanie Kornreich, representando o defensor público-geral do Estado de São Paulo; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, Jayme Martins de Oliveira Neto; o ouvidor do TJSP, desembargador Mohamed Amaro; o diretor secretário-geral adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Antonio Ruiz Filho, representando o presidente; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; Arystóbulo de Oliveira Freitas, representando o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo; o diretor da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Rogério Cruz e Tucci; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fabio Augusto Pinto, representando o delegado-geral de polícia do Estado de São Paulo; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, Paulo Bomfim; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana, representando o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, além de desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, advogados, familiares, convidados e servidores.

    Trajetória
    Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes é natural de São Paulo, onde nasceu em 1962. Formou-se bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP – Turma de 1984. Ingressou na magistratura em 1988, nomeada para a 1ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santos. Trabalhou em Eldorado Paulista, Itaquaquecetuba e na Capital, sendo promovida a desembargadora pelo critério de merecimento, por ato de 27/8/14.

    Comunicação Social TJSP – AM (texto) / AC (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3691
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações362
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargadora-maria-lucia-pizzotti-mendes-toma-posse-no-tjsp/153355478

    Informações relacionadas

    Desembargadora Maria Lúcia Pizzotti Mendes toma posse no TJ-SP

    Vagner Luis B Cerqueira, Bacharel em Direito
    Modeloshá 6 anos

    Modelo de réplica à contestação - Instituição Financeira - contrato de seguro.

    André Furtado de Oliveira, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    O interesse de agir no processo civil brasileiro

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Bom dia senhora DesembargadoraMariaLuciaPizzottiMendes venho atravéz dessa pedir lhe que por favor olhe o meu processo que está sob sua guarda senhora vou fazer 62 anos e comecei a trabalhar com resistor aos 11anos para ajudar meus Pais agora se esse processo doce pago me ajudaria a viver um bom momento dessa terceira idade por favor se a senhora olhar essa msm e poder me ajude obg continuar lendo

    Parabéns desembargadora Maria Lúcia Ribeiro, tenho absoluta certeza que com o seu senso de justiça, fará o melhor para esse Tribunal. continuar lendo