Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comarca de Taquaritinga apoia evento motivacional para adolescentes infratores

    há 9 anos

    Os jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa de Taquaritinga participaram no último dia 12 de palestra motivacional ministrada pelos coordenadores da ONG Afroreggae, Chinaider Pinheiro e Emerson Ferreira, com apoio da 3ª Vara de Taquaritinga na organização.
    Prestigiaram o evento o prefeito Fulvio Zuppani; a primeira-dama da cidade, Lívia Zuppani; o juiz da 3ª Vara, Armênio Gomes Duarte Neto; o promotor Matheus Botelho Faim; o presidente da OAB de Taquaritinga, Roberto Ogasawara; o diretor do Centro Socioeducativo, Márcio de Paula; o diretor da Divisão Regional de Ribeirão Preto, Guilheme Astolfi Caetano Nico, e o presidente da ONG Apoio, Marcos Marona.
    Alunos do Projeto Guri – Polo Taquaritinga e do grupo de hip hop do Centro Cultural Adesca fizeram uma apresentação no início do encontro. Guilherme Nico destacou a importância do envolvimento de todos os seguimentos da sociedade na ressocialização dos jovens: “Aproveito para destacar a atuação e o envolvimento do juiz Armênio Duarte Neto em projetos e eventos como este”.
    O primeiro depoimento do dia foi de Chinaider Pinheiro. Conhecido no passado como “Latino”, ele ficou preso por 10 anos e 4 meses por liderar o tráfico de drogas em favelas cariocas. Na época, conheceu José Júnior, coordenador do AfroReggae no Rio, e recebeu um convite para trabalhar na ONG. “O Júnior me ofereceu uma segunda chance, com um cargo e uma remuneração para sustentar minha família. Ele me motivou, dizendo que eu poderia usar essa liderança de forma positiva, ajudando aqueles que querem sair da vida do crime e que necessitam de uma segunda chance”, contou.
    Atualmente, Pinheiro é estudante do sexto período de Direito e coordenador do Projeto 2ª Chance, que atua na recolocação de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho. “O Latino morreu, ficou no passado. Hoje vou reconstruindo minha história, pautando-me em projetos sociais e palestras que incentivem a mudança de vida”, explicou.
    Ele ainda deixou claro para os adolescentes que o mundo do crime é uma ilusão. “A ideia de mulheres, poder, dinheiro, é um sonho deturpado. Você não é feliz, vive o tempo todo em estado de alerta e correndo perigo. O único destino certo é a prisão ou a morte. A vida em sociedade é cheia de desafios e exige superação no dia a dia, mas hoje tenho a tranquilidade de saber que estou fazendo a coisa certa. Poder chegar em casa e brincar com meus filhos, isso não tem preço”, concluiu.
    Em seguida, foi a vez da exposição de Emerson Ferreira, que atua na agência de empregos do 2ª Chance e é estudante de Psicologia. Ele também esteve na prisão por cinco anos e hoje é ator profissional. “Temos que acreditar que somos capazes de mudar nosso destino e correr atrás de nossos sonhos e objetivos. Todos temos o direito de uma segunda chance”, comentou.
    O encerramento teve apresentação musical do rapper Rodrigo BeatBox. O juiz Armênio Duarte Neto parabenizou todos os envolvidos. “Estou maravilhado com as apresentações. Foi um evento excelente”, disse.

    * Informações da Fundação Casa.

    Comunicação Social TJSP – Fundação Casa (texto e foto)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3691
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações117
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comarca-de-taquaritinga-apoia-evento-motivacional-para-adolescentes-infratores/159111136

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)