Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Santa Bárbara D’Oeste recebe 2ª Vara Criminal

    há 9 anos

    A Comarca de Santa Bárbara D’Oeste estava em festa na manhã de hoje (27) pela instalação da 2ª Vara Criminal, que também receberá os feitos da Infância e da Juventude e será conduzida pelo juiz Thiago Mendes Leite do Canto. A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini.

    Santa Bárbara D’Oeste conta hoje com 76 mil processos em andamento, sendo que 8.200 são criminais e 1.700 da área Infância. A 1ª e a 2ª varas criminais terão um cartório único. Também há na comarca três varas cíveis e uma Vara do Juizado Especial Cível e Criminal.

    A juíza Miriana Maria Melhado Lima Maciel, da 1ª Vara Criminal e diretora do fórum, agradeceu a todos que trabalharam para tornar a instalação uma realidade e falou sobre a importância do Judiciário. “O grande volume de processos demonstra a credibilidade da população na Justiça. Atender essa demanda continuará sendo um desafio, mas temos a certeza do apoio da Presidência do Tribunal”, disse.

    O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Bárbara, Frank Vinicius Cones, e o promotor de Justiça Luiz Fernando Garcia fizeram uso da palavra em nome de suas instituições. Também agradeceram o esforço de todos os envolvidos na inauguração, em especial a juíza Eliete de Fatima Guarnieri, e parabenizaram os servidores da comarca pelo empenho e dedicação no atendimento e atividades forenses.

    O deputado estadual Chico Sardelli falou sobre sua satisfação em poder participar da solenidade, pois também trabalhou para viabilizar a 2ª Vara Criminal. Agradeceu especialmente ao presidente Nalini: “No tempo em que mais convivemos, quando eu era presidente da Assembleia, pude conhecê-lo melhor e percebi o carinho e amor com que conduz o Tribunal de Justiça”.

    O prefeito Denis Eduardo Andia falou sobre a longa jornada que a comunidade percorreu até a instalação, uma vez que a unidade foi criada por Lei Complementar do ano 2000. “Santa Bárbara D’Oeste tem cerca de 200 mil habitantes e carecia de mais uma vara. Que Deus abençoe o trabalho e que a Justiça sempre seja feita.”

    Ao encerrar o evento, o desembargador Nalini falou sobre a necessidade da instalação da 2ª Vara, mas destacou que a sociedade precisa deixar a cultura do litígio e adotar a cultura da paz. Com isso, abordou os três principais pontos de sua Presidência: disseminação da conciliação, eficiência de gestão e informatização. “O Estado de São Paulo tem 25 milhões de ações em andamento, um quarto da carga processual brasileira. O excesso de demandas não é saudável. Transmitimos a imagem de que somos o povo mais beligerante sobre a face da Terra”, afirmou.

    Também compareceram ao evento o presidente da Câmara de Santa Bárbara D’Oeste, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior; o coordenador da 53ª Circunscrição Judiciária (Americana), desembargador Mario Carlos de Oliveira; o juiz diretor do Fórum de Americana e coordenado adjunto da Associação Paulista de Magistrados, Eugênio Augusto Clementi Júnior, que representou o presidente da Associação; a juíza diretora do Fórum de Nova Odessa, Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman; o juiz diretor do Fórum de Sumaré, Gilberto Vasconcelos Pereira Neto; a juíza diretora do Fórum de Hortolândia, Juliana Ibrahim Guirao Kapor; os juízes de Santa Bárbara Eliete de Fatima Guarnieri, Marshal Rodrigues Gonçalves, Paulo Henrique Stahlberg Natal e Thiago Garcia Navarro Senne Chicarino; os promotores da comarca Amélio Pasini Junior e Érica Angeli Spinetti; o conselheiro Estadual da OAB – Seção São Paulo, Ricardo Galante Andreetta; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; a delegada de polícia de Santa Bárbara, Olivia dos Santos Fonseca, representando o delegado seccional de Americana; o comandante da 2ª Cia do 19º BPM-I, capitão PM Ailton Caetano de Oliveira; o vereador Carlos Fontes; a assessora parlamentar Eudice Leite da Silva; magistrados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, servidores e cidadãos da região.

    Projeto CultivAR

    Antes da solenidade, o presidente Nalini plantou dois pés de Pitangueira. A iniciativa faz parte do Projeto CultivAR. O objetivo do TJSP é oferecer sua contribuição para melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas e estimular o reflorestamento. Em todas as solenidades do Judiciário realizadas nas comarcas do Estado, o presidente aproveita a oportunidade para plantar uma árvore no fórum local.


    Veja mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1199
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/santa-barbara-doeste-recebe-2a-vara-criminal/177440678

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)