Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargador Carlos Otávio Bandeira Lins toma posse no TJSP

    há 9 anos

    O ex-procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Carlos Otávio Bandeira Lins, tomou posse hoje (27), em cerimônia solene no Salão do Júri do Palácio da Justiça, do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, pelo critério do Quinto Constitucional – Classe Ministério Público, e preencheu a vaga aberta em decorrência da aposentadoria de João Carlos Garcia.
    O presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, conduziu a solenidade, acompanhado pelo orador em nome do Tribunal, desembargador Luiz Antonio de Godoy, vice-presidente desembargador, Eros Piceli e os presidentes das Seções, desembargadores Artur Marques da Silva Filho (Direito Privado), Ricardo Mair Anafe (Direito Público) e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (Criminal).
    Em discurso singelo e tocante, Luiz Antonio de Godoy lembrou quando conheceu os pais do novo integrante da 2ª instância do Judiciário, ainda nos tempos de estudante secundarista. “Hoje, aqui estou eu a saudar em seu ingresso na magistratura um dos filhos daquele casal. Feliz por rever amigos de adolescência e de maturidade, feliz por poder receber e abraçar um jovem e, ao mesmo tempo, experiente operador do Direito, egresso do Ministério Público paulista, onde brilhou em sua carreira”, disse. Também enalteceu as virtudes do empossado: “A chegada do desembargador Carlos Otávio Bandeira Lins é certeza de incremento de dinamismo, de boas práticas, de adoção de soluções concretas, de boa distribuição de Justiça. Vê-se em sua face serena a disposição de quem chega cheio de ânimo e vontade de acertar. Se sua carreira foi brilhante no Ministério Público, aqui também o será”.
    O procurador de Justiça, Álvaro Augusto Fonseca de Arruda, representando o PGJ, fez pronunciamento onde ressaltou que a posse no cargo de desembargador significa o reconhecimento, por parte do Judiciário, da brilhante careira que o novo magistrado exerceu como promotor. “Nós, do Ministério Público, não temos a menor dúvida de que neste momento toma posse e assume tão relevante cargo um homem que saberá desempenhar o seu mister com responsabilidade, competência, dignidade e altivez.”
    O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, que representava o chefe do Executivo, falou que cumpria uma missão pedida por Geraldo Alckmin comunicando a todos que o governador estava perfeitamente seguro da escolha que havia feito “Manifesto, também, meu apreço e desejo muito boa sorte ao empossado.”
    Carlos Otávio Bandeira Lins iniciou sua fala destacando o simbolismo da cerimônia: “Nem tudo que se diz nessa cerimônia é dito em palavras. Pelas formas deste edifício, pela arquitetura deste plenário, pela estatuária e pela mobília que o guarnecem, falam conosco gerações que já se foram, que nos convocam, de forma solene, a dar seguimento à obra conduzida pelo Tribunal e seus atuais integrantes.” Finalizou de forma inspirada: “A visão, nessa solenidade, de tantos rostos queridos – e rostos de pessoas a quem devo tanto – oferece alento para vencer os árduos desafios que se nos apresentam. Permite vislumbrar a dimensão em que, como no dia de hoje, não há partida que não seja também encontro; em que o acontecer é permanente; e em que princípio e fim são uma só Presença.”
    “Hoje é um dia muito feliz para o Tribunal de Justiça de São Paulo. Recebemos um desembargador sobre o qual repousa uma grande esperança. O currículo de Vossa Excelência é um exemplo de como as pessoas conseguem alçar os graus mais elevados da carreira que escolheram, porque fizeram tudo com amor, dedicação e devotamento”, afirmou o presidente Nalini ao encerrar a solenidade. “Temos certeza que será a sua geração que propiciará ao povo de São Paulo uma Justiça cada vez melhor.”
    Também prestigiaram a cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Paulo Adib Casseb; o secretário Municipal dos Negócios Jurídicos, Robinson Barreirinhas, representando o prefeito; o subprocurador-geral da Área do Contencioso Geral, Fernando Franco, representando o PGE; os desembargadores Paulo Dimas Macaretti, representando o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), e José Jarbas de Aguiar Gomes, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM); o presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Felipe Locke Cavalcanti; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto, representando o delegado-geral; a esposa do empossado, Ana Paula Sampaio de Queiroz Bandeira Lins, e seus filhos, Ana Carolina Sampaio de Queiroz Bandeira Lins, Juliana Sampaio de Queiroz Bandeira Lins e Carlos Eduardo Bandeira Lins; desembargadores; juízes; integrantes do Ministério Público e das advocacias pública e privada; defensores públicos; servidores; amigos e familiares dos empossados.
    Currículo – Carlos Otávio Bandeira Lins nasceu na cidade de São Paulo em 1968. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo em 1989. Foi professor estadual e estagiário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Promotor de Justiça aprovado em 3º lugar no 71º Concurso de Ingresso à carreira do Ministério Público, assumiu em 1991. Promovido em 2013 a procurador de Justiça do Estado de São Paulo. Nomeado desembargador do TJSP pelo Quinto Constitucional – Classe Ministério Público, por decreto do governador em 3/3/15.

    Veja mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3691
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2407
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargador-carlos-otavio-bandeira-lins-toma-posse-no-tjsp/177514954

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 9 anos

    Gilberto Leme Marcos Garcia toma posse como desembargador do TJSP

    Tempo de sustentação oral do advogado é de 15 minutos

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 8 anos

    Três desembargadores tomam posse no TJSP

    TJSP: Novos desembargadores tomam posse

    Petição Inicial - TJSP - Ação Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da 1A. Vara Cível da Comarca de são Pedro/Sp Cumprimento de Sentença - contra Prefeitura Municipal de São Pedro

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Sou um cidadão comum, que vivo em São Paulo desde 1948 e, aqui, trabalhei e constituí família. Por esse motivo entendo ter o direito de elogiar São Paulo e, as autoridades dessa terra que acolheu Brasileiros e, estrangeiros de todos quadrante do mundo. Portanto, tenho a honra de parabenizar o Doutor Carlos Otávio Bandeira Lins. Em outras palavras é, o Baluarte da nossa Justiça, que com desempenhara sua missão com altivez.

    São Paulo, 13 de março de 2018

    José Lopes da Silva

    jl13.4@hotmail.com continuar lendo

    Sou um simples cidadão brasileiro, e com o devido respeito, não sou favorável ao QUINTO CONSTITUCIONAL. No exemplo em questão, em que pese a capacidade e inteligência do homenageado, ele apresenta um histórico maior de sua vida profissional como Procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo, e menos de 10 anos como Desembargador. Acho difícil se desvencilhar cem por cento da antiga carreira, sempre pode haver resquícios.
    Igualmente, sou contra também advogados serem nomeado e em realidade recente de 2018, temos um Presidente do STF (Min. Dias Tófoli) que foi advogado do PT, e reprovado por duas vezes em concurso público.
    Para mim, o quinto Constitucional deveria deixar de existir.
    A importância do Judiciário para a vida dos cidadãos, inclusive, dos menos afortunados, é de extrema significância, porém, a tão almejada JUSTIÇA nem sempre é alcançada. continuar lendo