Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fórum de Mococa realiza cerimônia comemorativa ao Dia do Patrono

    há 9 anos

    Na última sexta-feira (3), o Fórum de Mococa recebeu o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, para a solenidade de homenagem ao patrono do prédio, João Gomes Barretto Filho. O Dia do Patrono, inserido na Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante, foi instituído pela Presidência do Tribunal paulista com o objetivo de homenagear personalidades que dão nome às edificações forenses.

    O juiz diretor do fórum, Sansão Ferreira Barreto, que presidiu a cerimônia, rememorou a história da comarca desde os primórdios e enalteceu a figura do patrono, um homem que nasceu no Estado de Sergipe, mudou-se para Mococa, onde fez seus primeiros estudos e, depois de cursar a Universidade de Manchester (Inglaterra), retornou à cidade, onde sempre se destacou trabalhando para o progresso e desenvolvimento, como jornalista e tabelião de notas. "Era uma pessoa preocupada com a sorte de seus semelhantes e se dedicou aos menos favorecidos. Foi um dos fundadores da Santa Casa, do Asilo Adolpho Barreto e do Lar Maria Imaculada, que cuida de órfãos", declarou o magistrado.

    Em seguida, o juiz Geraldo Peres, que conheceu pessoalmente o patrono, prestou-lhe homenagem, falando sobre a personalidade conciliadora de Barretto Filho e sua atuação como mentor na fundação de entidades assistenciais e na instalação de diversas indústrias na cidade. "Tratava-se efetivamente de homem devotado às causas públicas e de interesse da população, especialmente da população carente. Amou Mococa e a ela se dedicou de corpo e alma" . Peres disse ainda que, no auge das forças físicas e mentais, João Barretto teve a infelicidade de perder a luz dos olhos, mas não perdeu a luz do coração. "A cegueira não lhe abateu o ânimo, nem foi suficiente para dele arrancar uma expressão de revolta ou desespero".

    Após a fala da prefeita, Maria Edna Gomes Maziero, o presidente Nalini também exaltou o patrono e falou sobre sua importância para o desenvolvimento da cidade. "Sabemos que João está aqui reconhecido e deve continuar nas próximas décadas", observa.
    Para finalizar, o professor e escritor Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira recitou uma de suas poesias, a Canário do Reino.

    Participaram da solenidade os juízes Djalma Moreira Gomes Junior (2ª Vara de Mococa) e Paulo Marcos Vieira (2ª Vara Cível de São José do Rio Preto); os promotores de Justiça Guilherme Schlittler Oliveira e Frederico Liserre Barruffini; o presidente da Câmara Municipal, Luiz Braz Mariano; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Mococa, Sérgio Marques de Souza; os delegados Ivan Wohlers e Wanderley Fernandes Martins Junior; o comandante interino do 24º BPM-I, Carlos Eduardo dos Santos Monteiro, representando o comandante do CPI-9; o chefe do Tiro de Guerra, subtenente do Exército, Alessandro Aragão Pereira; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, cel. PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; a filha do patrono, Maria Teresa de Abreu Barretto Mollo e o genro Agostinho José Mollo; os netos Antonio Celso Barretto Mollo, Paulo Haroldo Barretto Mollo, Maria Leonor Barretto Mollo Garcia de Figueiredo e Maria Regina Barretto Mollo Binda; o bisneto Luis Gustavo Mollo Fogarin e as trinetas, Alice Mollo e Maria Eduarda Figueiredo Baroni; demais autoridades civis e militares, advogados e servidores do Judiciário.

    Antes da cerimônia patronal, José Renato Nalini, acompanhado da prefeita, do presidente da Câmara Municipal, de magistrados e funcionários do hospital, conheceu diversos setores da Santa Casa e se inteirou sobre o surgimento do hospital e sua história.

    Projeto CultivAR – Ao chegar ao fórum, Nalini plantou uma muda de Manacá da Serra no jardim. A ação faz parte do projeto CultivAR, que tem a finalidade de contribuir para a qualidade de vida nas áreas urbanas e, ao mesmo tempo, estimular o reflorestamento.
    Veja mais fotos no Flickr

    Comunicação Social TJSP – LV (texto) / GD (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br
    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações282
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-de-mococa-realiza-cerimonia-comemorativa-ao-dia-do-patrono/205742339

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)