Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal de Justiça presta homenagem a Romeu Coltro

    há 9 anos

    A Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante recebeu ontem (27) o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro. Ele foi o orador em nome do TJSP e da família para a homenagem ao juiz Romeu Coltro, que teve destacada atuação no Judiciário paulista, especialmente na cidade de Ribeirão Preto.

    Mathias Coltro falou sobre o homenageado, seu tio, trazendo o depoimento de pessoas que o conheceram. Quando o magistrado José Celso de Camargo Sampaio, por exemplo, foi empossado no cargo de desembargador, ele afirmou: “no principiar da carreira, quando se ensaiam os primeiros passos trôpegos, em Ribeirão Preto, fui encontrar Romeu Coltro, e sua figura me deixou marcas fortes”. Já o desembargador Sabino Neto referiu-se a ele como “padrinho espiritual”.

    O magistrado nasceu em 30 de agosto de 1916, na cidade de Araraquara, e passou a maior parte da infância em Ribeirão Preto. Ingressou na magistratura em 1948. Em São Paulo participou de comissões de concurso para escriturários e de equipes da Corregedoria Geral de Justiça.

    Designado para Ribeirão Preto, lá teve passagem exemplar. Foi diretor do fórum local e obteve a construção de um novo prédio, inaugurado em 1957, onde foram instaladas as duas varas existentes e as três que vieram depois. Também foi o primeiro diretor da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) na cidade.

    O presidente do TRE-SP lembrou que na ocasião da aposentadoria de Romeu Coltro, em 1963, o juiz Sérgio Sá Carvalho de Figueiredo, então diretor do fórum de Ribeirão Preto, declarou: “Foi um guerreiro, com sua determinação e coragem mudou para melhor o destino e a vida de muita gente”. Após deixar a magistratura, Romeu Coltro passou a exercer a advocacia em Ribeirão Preto. Faleceu em 1996.

    Ao final de seu discurso, muito emocionado, Mathias Coltro agradeceu a “oportunidade de poder manifestar meu orgulho em ser sobrinho de Romeu Coltro e por ele ter sido motivado a ingressar na magistratura”.

    O presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, elogiou o trabalho de pesquisa feito pelo orador. “Pronunciamento emotivo, afetivo, que saiu do coração, mas nem por isso deixou de trazer elementos preciosos sobre a biografia de Romeu Coltro”, afirmou. “Hoje foi mais uma prova de que o projeto do resgate da memória, em comemoração antecipada do sesquicentenário, é um projeto abençoado. Nós estamos resgatando memórias, estamos recompondo a história e, principalmente, estamos mostrando aos jovens que essa Casa teve seus grandes vultos”, continuou.

    Participaram também do evento o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o ministro Sidnei Benetti; o ouvidor do TJSP, desembargador Mohamed Amaro; o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz Fernando Pereira, representando o presidente; o juiz assessor da Presidência, Ricardo Felício Scaff; o presidente da Comissão de Resgate da Memória da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, José de Ávila Cruz, representando o presidente; o presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas do Estado de São Paulo, Robson de Alvarenga; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; as filhas do homenageado, Regina Márcia da Costa Coltro Palma e Regina Helena da Costa Coltro; a sobrinha Maria Silvia Mathias Coltro; o neto Avelino Alves Palma Neto; a esposa do desembargador Mathias Coltro, Mara de Paula Eduardo Coltro; o sobrinho-neto, Guilherme; demais desembargadores, juízes, servidores, familiares e amigos.
    Mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações631
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-de-justica-presta-homenagem-a-romeu-coltro/225475651

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)