Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP orienta sobre autorização judicial para viagem de menores

    há 14 anos

    No período de férias escolares ou de feriados prolongados, muitos pais procuram os cartórios das varas da Infância e da Juventude para solicitar autorização para os filhos viajarem. Na maioria dos casos, porém, não há necessidade de autorização judicial.

    Nesse sentido, o Tribunal de Justiça de São Paulo confeccionou uma cartilha para orientar a população sobre os procedimentos necessários para viagens de menores. A cartilha Crianças e Adolescentes: o que é preciso para viajar está disponível no site do TJSP.

    Somente em três casos os pais devem procurar uma Vara da Infância e da Juventude com a finalidade de obter autorização judicial para que seus filhos possam viajar:

    1 Quando a criança, ou seja, menor de 12 anos, viajar para fora da Comarca onde reside, desacompanhada dos pais, de guardião ou de tutor, de parente ou de pessoa autorizada (pelos pais, pelo guardião ou pelo tutor).

    2 Quando um dos genitores está impossibilitado de dar a autorização, por razões como viagem, doença ou paradeiro ignorado, em caso de viagem ao exterior.

    3 Quando a criança ou adolescente nascido em território nacional viajar para o exterior em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior.

    Quando os pais não estão de acordo sobre autorizar ou não a viagem, a autorização deve ser solicitada junto à Vara de Família e Sucessões. Neste caso, o juiz procura saber a razão de cada um deles, permitindo ou não a viagem.

    Nos terminais rodoviários e aeroportos do Estado de São Paulo não existem postos da Infância e da Juventude (anteriormente chamado de Juizado de Menores). Portanto, sendo necessária autorização judicial, é necessário, ir antecipadamente ao fórum mais próximo da residência do menor.

    Assessoria de Imprensa TJSP HS (Texto) e AC (Foto)

    Página (s): 1 de 1

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15208
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-orienta-sobre-autorizacao-judicial-para-viagem-de-menores/2269110

    Informações relacionadas

    Pedro Gustavo Alves Silva, Estudante de Direito
    Modeloshá 3 anos

    pedido de citação por edital

    Direito Familiar, Operador de Direito
    Artigoshá 4 anos

    Autorização de viagem para menores de idade!

    Brenda Viana, Bacharel em Direito
    Artigoshá 5 anos

    Preciso de autorização judicial para viajar com os filhos?

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Suprimento Judicial (Alvará) de Autorização Paterna para Viagem ao Exterior c/c Pedido de Tutela de Urgência - outros Procedimentos de Jurisdição Voluntária

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Olá
    Gostaria de saber se uma empresa de viação rodoviária pode impedir um menor de 16 anos, portando certidão de nascimento e carteirinha escolar com foto e número de RG, acompanhado da mãe. continuar lendo

    Gostaria de saber como faço pro meu filho viajar de avião em território nacional desacompanhado sem ter a autorização do juizado, pois o mesmo se encontra em recesso. A quem recorrer? Onde posso tirar a bendita autorização? continuar lendo