Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    José Mário Cardinale é homenageado no TJSP

    há 9 anos

    O Salão do Júri do Tribunal de Justiça de São Paulo foi palco ontem (5) de mais um evento da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante. O homenageado da noite foi o desembargador José Mário Antonio Cardinale, corregedor-geral da Justiça no biênio 2004/2005.

    Cardinale nasceu na Capital paulista, em 1937. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1959. Ingressou na Magistratura em 1962 e, ao longo da carreira, trabalhou em Sorocaba, Eldorado, Itapira, Guaratinguetá, Santo André e São Paulo. Foi promovido a juiz dos tribunais de Alçada Criminal e Civil no mesmo ano, 1979. Chegou ao cargo de desembargador do TJSP em 1983. Além de corregedor-geral da Justiça, também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral em 2001. Aposentou-se em 2007 e faleceu em 2012.

    O desembargador Carlos Teixeira Leite Filho foi orador em nome da Corte. Falou sobre sua relação profissional com o homenageado e relatou testemunhos de autoridades do TJSP sobre José Mário Antonio Cardinale. “Apesar de ter exercido elevadas funções no Poder Judiciário, sempre se mostrou coerente com seu ideal de vida, não se deixando iludir pela pompa dos cargos.”

    Em seguida, o juiz Luís Guilherme Vaz de Lima Cardinale, filho de José Mário, discursou em nome da família. Agradeceu a homenagem e discorreu sobre a vida particular e profissional do pai. “Predicados marcantes eram sua serenidade, ponderação, sensatez, bom senso, zelo, proteção, integridade, justiça, conciliação, tranquilidade e bom humor.”

    O vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli, que também representou o presidente, desembargador José Renato Nalini, fez o encerramento da cerimônia. “Os grandes nomes da Magistratura, que já estão gravados no TJSP, são relembrados neste momento de crise das virtudes.”

    Prestigiaram a cerimônia o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; os desembargadores Artur Marques da Silva Filho, Geraldo Francisco Pinheiro Franco e Ricardo Mair Anafe, presidentes das seções de Direito Privado, Criminal e Público, respectivamente; o ouvidor do TJSP, desembargador Mohamed Amaro; o presidente da Academia Paulista de Magistrados, desembargador Renato Salles de Abreu Filho; o presidente da Comissão de Resgate da Memória da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, José da Ávila Cruz, representando a presidente; o juiz assessor e chefe do Gabinete Civil da Presidência, Ricardo Felício Scaff; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; os filhos do homenageado Marcos Vaz de Lima Cardinale e Mônica Vaz de Lima Cardinale; as noras Michelle e Giovanna; o neto Felipe; desembargadores; juízes; autoridades civis e militares; membros do Ministério Público; defensores públicos; advogados; familiares; servidores e convidados.

    Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações640
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jose-mario-cardinale-e-homenageado-no-tjsp/240238463

    Informações relacionadas

    Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    (Modelo) Tutela de Evidência(com pedido de Medida Liminar Incidental)

    Thamara Jardes, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Ação declaratória de inexistência de relação jurídica c/c indenização por danos morais e pedido de tutela de urgência

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 9 anos

    TJSP presta homenagem ao desembargador Antonio Carlos Alves Braga

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 8 anos

    Desembargador Onei Raphael Oricchio é homenageado no TJSP

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 7 anos

    Nota de pesar: Morre o desembargador Jarbas Mazzoni

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)