Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargador Descio Mendes Pereira é relembrado na ‘Agenda 150 Anos’

    há 9 anos

    As grandes contribuições do desembargador Descio Mendes Pereira à Justiça, tanto como magistrado quanto como professor, foram relembradas ontem (6) em evento da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante.

    Coube ao desembargador Carlos Alberto de Campos Mendes Pereira, filho do homenageado, a tarefa de discursar em nome do Tribunal de Justiça de São Paulo e trazer para o presente a vida e a carreira de seu pai. Segundo ele, a todos que o conheceram, Descio Mendes Pereira “transmitiu a certeza de que é incalculável o retorno espiritual de resolver os problemas das pessoas e ainda de ensinar humanidade e a honradez da profissão aos jovens”.

    O homenageado nasceu em 1936 na cidade de São Gonçalo do Sapucaí (MG). Pouco tempo depois, a família mudou-se para a cidade de Jambeiro, no Vale do Paraíba (SP). Mais tarde integrou a primeira turma da Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, bacharelando-se em 1959. Ingressou na Magistratura em 1962 e trabalhou nas comarcas de São José do Rio Preto, Apiaí, Nova Granada, Paraguaçu Paulista, Osasco e São Paulo. Em 1979 assumiu posto de juiz no 1º Tribunal de Alçada Civil. Foi alçado ao cargo de desembargador do TJSP em 1981 e ocupava o posto quando faleceu em 1983, aos 47 anos.

    Descio Mendes Pereira também foi um dos fundadores do Centro Universitário FIEO (Unifieo), localizado em Osasco. “Pregava que o conhecimento técnico é muito importante, mas não de forma dissociada do aperfeiçoamento do caráter, da moral e dos valores para se formar um bom profissional”, afirmou Carlos Alberto.

    Relatos de colegas do desembargador coligidos pelo orador mostraram a estima e consideração de seus pares. “Atuou com crença arraigada nos postulados democráticos, com fé na liberdade e na pessoa humana, com respeito à legalidade e defesa intransigente dos direitos individuais, grande luta do seu tempo, sem se curvar aos poderosos quando injustas suas pretensões”, resumiu.

    Para o vice-presidente da Corte, desembargador Eros Piceli, que encerrou a solenidade, “o Tribunal de Justiça se engrandece e se ilumina cada vez que homenageamos um grande nome como o do desembargador Descio Mendes Pereira”.

    Prestigiaram a solenidade o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Hamilton Elliot Akel; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente da Comissão de Resgate da Memória da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, José de Ávila Cruz, representando o presidente da OAB; o chefe de gabinete da Presidência e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; a viúva do homenageado, Marcia de Campos Mendes Pereira; seu filho Maurício de Campos Mendes Pereira; o cunhado Decio Leme de Campos Júnior; a nora Natália; os netos Rodrigo, Amanda, Luíza, Igor e Ícaro; demais desembargadores, juízes, advogados, servidores e familiares.

    Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3698
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1016
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargador-descio-mendes-pereira-e-relembrado-na-agenda-150-anos/240641679

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)