Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Agenda 150 anos relembra desembargador Edgard de Moura Bittencourt

    há 9 anos

    O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo homenageou hoje (8), no Salão do Júri do Palácio da Justiça, o desembargador Edgard de Moura Bittencourt, em nova edição da Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante.

    O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, orador em nome do TJSP, destacou o respeito e a admiração pela trajetória de vida do homenageado. “Engalanasse esta Corte num momento em que é reverenciado um dos maiores juízes que por ela passou e induvidosamente uma das expressões máximas da Magistratura da história”, disse. E lembrou: “Tendo-o conhecido, posso afirmar que era simples, atencioso e preocupado com que o Direito poderia produzir e as melhorias que poderia acrescentar”, disse.

    Para o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, Edgard de Moura Bittencourt é uma verdadeira legenda da Justiça brasileira. “Ele, que foi um jurista, pensador, futurólogo e desembargador, tem o nome gravado no Judiciário paulista. Nesse momento de crise, podemos mostrar que o nosso Brasil tem muito que se orgulhar daqueles que nos legaram missões inesquecíveis”, concluiu.

    A solenidade também foi prestigiada pelo vice-presidente da Corte, desembargador Eros Piceli; pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; pelos presidentes das Seções de Direito Privado, Público e Criminal, desembargadores Artur Marques da Silva, Ricardo Mair Anafe e Geraldo Pinheiro Franco , respectivamente; pelo ministro Sydney Sanches; pelo chefe de gabinete da Presidência e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; pelo juiz assessor da Seção de Direito Criminal, João Baptista Galhardo Júnior; pelos filhos do homenageado desembargador Joaquim Macedo Bittencourt Netto, Cecília de Moura Bittencourt e Azevedo, Amélia Bittencourt Reali, Maria Alice Bittencourt de Paula Souza e Maria Elisa Bittencourt Porchat de Assis; pelo genro Sylvio Luiz de Paula Souza, demais magistrados, advogados, autoridades civis e militares.

    Trajetória – Edgard de Moura Bittencourt nasceu em outubro de 1908, em Ribeirão Preto. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), turma de 1930. Ingressou na Magistratura como juiz substituto nomeado para o 22º Distrito, com sede em Faxina (hoje Itupeva). Atuou em Bariri, Taubaté e na capital paulista. Em 1954, foi promovido, por decreto, a juiz do Tribunal de Alçada de São Paulo e, em 1956, desembargador, pelo critério de merecimento. Aposentou em outubro de 1964. Faleceu 1983.

    Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1795
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agenda-150-anos-relembra-desembargador-edgard-de-moura-bittencourt/241178873

    Informações relacionadas

    Fernanda Borges de França, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Evolução Histórica Do Objeto de Estudo da Vitimologia

    Direito Familiar, Operador de Direito
    Artigoshá 7 anos

    Concubina(o)? Amante? Afinal, o que é concubinato?

    Thainá Bavaresco, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Criminologia Feminista

    Artigoshá 9 anos

    Vitimologia

    Taísa Ilana Maia de Moura, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Homicídio privilegiado: Relevantes aspectos sobre o tema

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)