Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seção de Direito Privado busca agilidade com julgamento eletrônico

    há 13 anos

    A Seção de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo realizou hoje (23/11) mais um teste para a implantação da assinatura eletrônica de acórdãos. Desta vez foi a 31ª Câmara que julgou eletronicamente os processos da pauta do dia. Foi a segunda câmara da seção a passar pelo teste. No último dia 16, a 3ª Câmara de Direito Privado já havia adotado e aprovado o mesmo procedimento.

    O objetivo é encontrar alternativas que agilizem o julgamento dos recursos. Com o novo método, os desembargadores usam o Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) para escrever o voto e assiná-lo digitalmente por meio de um cartão magnético certificador e uma senha. Com isso, a íntegra da decisão é disponibilizada imediatamente para consulta na internet. Sem esse processo, a decisão levava até 120 dias para poder ser consultada.

    A seção de Direito Privado é a maior do TJSP. Conta com 39 câmaras e cerca de 330 mil recursos aguardando julgamento. Estima-se que mais de 11,4 mil ações do direito privado sejam julgadas semanalmente. De acordo com o presidente da Seção, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha, o número de recursos que entra no TJSP ainda supera o número de recursos julgados. O Tribunal está se esforçando. Prova disso é o levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça, que constatou que os magistrados de São Paulo trabalham uma vez e meia mais que a média nacional. No entanto isso não vence a demanda e buscamos soluções, como a do julgamento eletrônico, para dar uma resposta adequada à sociedade, afirma Maia da Cunha.

    Até o final deste ano, 12 câmaras da Seção estarão operando com o sistema. A expectativa é que em julho do próximo ano a seção inteira utilize o julgamento eletrônico.

    O desembargador Maia da Cunha acompanhou os testes realizados hoje, agradeceu a colaboração dos técnicos de informática do TJSP e aos desembargadores integrantes da 31ª Câmara: Antonio Rigolin, Francisco Casconi, Paulo Celso Ayrosa Monteiro de Andrade, Armando Sérgio Prado de Toledo, Adilson de Araújo e Luís Fernando Nishi.

    O julgamento eletrônico também está sendo implantado na Seção Criminal do TJSP. A primeira câmara a adotá-lo foi a 5ª Criminal, em setembro desse ano.

    Assessoria de Imprensa TJSP CA (texto) / AC (foto)

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações191
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/secao-de-direito-privado-busca-agilidade-com-julgamento-eletronico/2478499

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)