Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP instala 1ª e 2ª Varas da Família e das Sucessões na Comarca de Rio Claro

    há 8 anos

    Na segunda-feira (16), o Tribunal de Justiça de São Paulo instalou as 1ª e 2ª Varas da Família e das Sucessões da Comarca de Rio Claro, sob a responsabilidade dos juízes Wagner Carvalho Lima (1ª Vara) e Antonio Fernando Scheibel Padula (2ª Vara), com a presença do presidente José Renato Nalini que, na mesma solenidade se tornou “Cidadão Rio-Clarense”. Rio Claro conta com 147.551 processos em andamento (dados de setembro/15), com média mensal de 1.943 novas ações.

    À mesa condutora dos trabalhos estavam o presidente Nalini, o presidente da Câmara João Luiz Zâine, a vice-prefeita Olga Salomão, representando o prefeito, a juíza diretora do fórum Cyntia Andraus Carretta e o deputado estadual José Aldo Demarchi. Na cerimônia, que contou com a Orquestra Sinfônica de Rio Claro para a execução do Hino Nacional Brasileiro, o juiz Antonio Fernando Scheibel Padula falou em nome do Judiciário e destacou “a adequada visão administrativa na especialização das varas e o fato de o TJSP enxergar as instalações não como despesas e sim como investimento”. As duas varas, criadas em 2000 como cíveis, tiveram alterada a competência em 2015.

    O presidente João Luiz Zâine (autor do projeto de lei) enalteceu o trabalho dos juízes, dos servidores e dos advogados de Rio Claro que “há muito postulam a criação das varas especializadas em razão da crescente demanda e da urgência das questões envolvidas”. Em relação ao título, o vereador falou da unanimidade na concessão o que reflete o carinho da população pelo que o Judiciário tem feito por Rio Claro.

    Representante do povo e natural de Rio Claro, José Aldo Demarchi dividiu com os presentes a alegria das novas conquistas. “Hoje atingimos mais um degrau de uma escada que começamos a galar em 2007, quando a comarca foi elevada a condição de entrância final...” O deputado falou da paralisação da construção do novo fórum, que no momento passa por reavaliação da CPOS, e da possível retomada e conclusão da obra. Ao se referir ao homenageado citou artigos seus recentemente publicados com destaque para o intitulado “Uma gota de otimismo”. “Nele, o Dr. Nalini defende a conciliação e reitera sua fé no Brasil e nos brasileiros, o que já seria motivo suficiente para justificar a concessão desse título.”

    “Não recuso título de cidadania, não obstante as críticas recebidas porque é a maior homenagem que se pode fazer ao considerar o forasteiro um conterrâneo, um irmão. Recebo-o em nome do Judiciário paulista“, disse Renato Nalini que citou os amigos da Magistratura e do Ministério Público presentes à solenidade com quem dividiu a alegria de estar “na primeira dentre as cidades paulistas a experimentar a iluminação por energia elétrica”.

    À cerimônia estiveram presentes o promotor de Justiça da Comarca de Rio Claro, André Vitor de Freitas, representando o procurador-geral de Justiça e o presidente da Associação Paulista do Ministério Público; o coordenador da 9ª Circunscrição Judiciária Rio Claro, desembargador José Araldo da Costa Telles; os vereadores de Rio Claro Anderson Adolfo Christofoletti, Geraldo Luís de Moraes, João Teixeira Júnior, José Júlio Lopes de Abreu e Sérgio Moacir Calixto; a presidente da 4ª Subseção da OAB de Rio Claro, Rosa Luiza Cattuzzo; os desembargadores José Augusto de Abreu Machado e Irineu Carlos de Oliveira Prado; os juízes de Rio Claro Alexandre Dalberto Barbosa (1ª Vara Cível), André Antonio da Silveira Alcantara (Vara da Fazenda Pública), Cibele Frigi Rodrigues Rizzi (Vara do Juizado Especial Cível e Criminal), Cláudio Luís Pavão (4ª Vara Cível), Durval José de Moraes Leme (1ª Vara Criminal), Joélis Fonseca (2ª Vara Cível), Sérgio Lazzareschi de Mesquita (3ª Vara Criminal) e Walter Ariette dos Santos (Vara do Júri, das Execuções Criminais e da Infância e Juventude); o juiz assessor da Presidência Fernando Awensztern Pavlovsky; os magistrados de Piracicaba Wander Pereira Rossette Júnior (Vara da Fazenda Pública e diretor do fórum), Ana Claudia Madeira de Oliveira (1ª Vara Criminal), Ettore Geraldo Avolio (Vara do Juizado Especial Cível e Criminal), Rodrigo Pares Andreucci (3ª Vara Criminal), Heloisa Margara da Silva Alcantara (auxiliar); os juízes Pedro Ivo de Arruda Campos e Sidnei Antonio Cerminaro; o defensor público Artur Rega Lauandos; o delegado de polícia assistente da Seccional de Rio Claro, Aroldo Cezário Diniz, representando o delegado seccional; o promotor de Justiça Edson Sorrilha; o prefeito de Corumbataí, Vicente Rigitano; o prefeito de Ipeúna, Ildebran Prata; o presidente da Câmara de Ipeúna, Alécio Pazetto; o vereador Glalson Chaman, representando a Câmara de Santa Gerturdes; o pastor da Primeira Igreja Luterana, Eldo Kruger; o instrutor chefe do Tiro de Guerra de Rio Claro, 1º sargento do Exército Romero OG Magalhães; autoridades civis, militares, advogados, servidores e cidadãos rio-clarenses.

    Mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2231
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-instala-1a-e-2a-varas-da-familia-e-das-sucessoes-na-comarca-de-rio-claro/257553315

    Informações relacionadas

    Patrick M Cunha, Bacharel em Direito
    Modeloshá 4 anos

    Apelação Cível

    Pâmela Francine Ribeiro, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Recurso de apelação: aposentadoria especial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)