Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Exposição ‘Passeios Poéticos em Itaquera’ celebra Dia Nacional da Poesia

    há 8 anos

    Num momento de trégua da faina judiciária, à hora do almoço, magistrados e funcionários do Foro Regional de Itaquera alimentaram-se de poesia na última quinta-feira (19), participando do lançamento da exposição “Passeios Poéticos em Itaquera”, parte da programação do projeto Arte e Cultura no TJ.

    Integram a exposição uma seleção de poemas de quase trinta autores nacionais e internacionais, da antiguidade clássica à modernidade, os quais estão distribuídos pelo edifício do Fórum. A mostra foi idealizada pelo juiz titular da 1ª Vara Cível local, Luiz Renato Bariani Peres, organizada e montada pela equipe comandada pelo juiz diretor do fórum, Carlos Alexandre Böttcher.

    De acordo com o idealizador, a ideia da mostra surgiu da promulgação da lei que instituiu o Dia Nacional da Poesia, que é o dia 31 de outubro (Lei 13.131/2015), sancionada em homenagem à data de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, como forma de incentivo à leitura. “Num ambiente em que tantos dramas humanos se concentram, a linguagem poética, por sua beleza, e às vezes por suas advertências, exaltações, vem permitir que o público deixe as suas mentes viajarem, alcem voo e saiam um pouco desse ambiente dramático que é o fórum”, observou.

    Böttcher lembrou que a administração do Fórum de Itaquera vem realizando mensalmente eventos de caráter artístico-cultural dentro do Projeto Arte e Cultura do TJ desde abril, quando foi inaugurado o “Memorial Young da Costa Manso”, em homenagem ao centenário do desembargador, patrono do Foro Regional. E agradeceu à direção do Colégio Dante Alighieri o empréstimo do busto em bronze do poeta florentino Dante Alighieri e de gravuras com trechos da Divina Comédia para composição da exposição.

    Participou da abertura da exposição como convidado o poeta e servidor Erorci Santana, que fez uma declamação de textos de alguns poetas, entre os quais aquele que é considerado pela crítica especializada o codificador da língua portuguesa, Luiz Vaz de Camões, com a obra Os lusíadas, publicada em 1572. “Gosto de uma poesia menos etérea, a que põe o homem em seu centro e busca a beleza em seus fazeres, sentimentos, transes e dificuldades da vida prática”, declarou Erorci.

    O poeta leu Uma hora e mais outra, de Carlos Drummond de Andrade, que convoca a esperança apesar das agruras cotidianas: “(...) pois a hora mais bela / surge da mais triste”. Também leu Tecendo a manhã, de João Cabral de Melo Neto, que representa, no plano da linguagem, a beleza metafórica da construção da aurora pela orquestra do canto dos galos, relacionando o esforço cooperativo representado no poema àquele necessário entre juízes e servidores para a distribuição da Justiça: “Um galo sozinho não tece uma manhã: / ele precisará sempre de outros galos (...)”. E declamou três poemas sobre a paixão amorosa, um de Camões, um de Décio Pignatari e outro de Fernando Pessoa, na dicção de um de seus heterônimos, Alberto Caeiro.

    A exposição permanecerá no Foro Regional de Itaquera (Av. Pires do Rio, nº 3915) até 18 de dezembro.

    Catanduva – No dia 13 de novembro, a dupla Zé Roberto e Guarnieri (sendo o primeiro servidor do Poder Judiciário de Catanduva) apresentou sucessos contemporâneos e clássicos da legítima música sertaneja de raiz.

    Pereira Barreto – Apresentou-se nas dependências do Salão do Júri a fanfarra da Escola de Educação Especial Arco-Íris, que faz parte do projeto “Fanfarra Na Escola Especial”, da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae). Compareceram ao evento, realizado no dia 13 de novembro, a juíza da 2ª Vara da Comarca, Débora Thaís de Melo, integrantes do Ministério Público e servidores do fórum.

    Piracicaba – Até 18 de dezembro ocorre no Fórum de Piracicaba a “IX Mostra de Arte do Fórum Estadual Dr. Francisco Moratto”. A abertura aconteceu em 27 de outubro. No saguão do Fórum estão expostas obras de internos da Fundação Casa de Piracicaba, trabalhos produzidos pelo Projeto Arteiro. Já nos corredores das salas de audiências estão quadros pintados pelos próprios servidores. “Desta forma as pessoas podem apreciar arte enquanto esperam pela audiência”, afirmou Eliana Aparecida Spadotto, integrante da comissão organizadora e escrevente da 2ª Vara Cível.

    A Mostra, que com o sucesso das edições anteriores já faz parte do calendário cultural de Piracicaba, trouxe também a arte do entalhe em madeira, de Aldo Pernambuco Sobrinho, e a arte do origami (esculturas em papel) dos artistas Dorinha Vitti Kennedy, Richard Kennedy e Helen Checolli. “Não é só para ver, a arte transforma o artista que produz e também aquele que aprecia”, afirmou Eliana.

    Como forma de incentivar a cultura e o saber, o Fórum abriga também a biblioteca colaborativa “Pegue, Leia e Devolva”. Os livros, todos doados, ficam à disposição de quem quiser desfrutá-los, sem necessidade de cadastro.

    Piraju – De 16 a 20 de novembro foi comemorada a 3ª Semana Cultural da Comarca. Iniciativa dos servidores do Fórum, a jornada contou com exposições de fotografias nos prédios do Juizado Especial e do Cejusc e com uma exposição de quadros de artistas locais no fórum. Também foram realizadas apresentações musicais de funcionários, do coral da Apae, das pianistas Sarah Viana Lyall e Mariana Novaga Motta Rodrigues e do Projeto Guri, núcleo de Piraju, projeto sociocultural do governo estadual que visa colocar jovens em contato com a música.

    Pirassununga - Exposição de orquídeas do Clube de Orquidófilos de Pirassununga coloriu o fórum nos dias 9 e 10 de novembro. Segundo a chefe de seção Marilda Aparecida Pugine Fantinato, a mostra “despertou o interesse de funcionários, magistrados e públicos em geral, pois foi difícil ficar indiferente perante a presença de tão belas flores e fragrâncias”.

    Presidente Prudente - O fórum abriu as portas para a Camerata de Cordas da Escola Municipal de Artes no dia 20 de novembro. No repertório, música erudita brasileira e clássicos da música popular arranjados para instrumentos de cordas (violino, vila, violoncelo e contrabaixo).

    Santa Branca - De 20 de outubro a 13 de novembro o fórum expôs obras do artista plástico Geraldo Magela. Ele retrata, por sua pintura e escultura, a vida simples do homem do Vale do Paraíba. A exposição foi aberta ao público, com visitas guiadas de alunos da rede pública de ensino e presença do próprio artista.

    Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL, ES e divulgação (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br
    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações155
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exposicao-passeios-poeticos-em-itaquera-celebra-dia-nacional-da-poesia/260433798

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)