Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Semana Nacional da Conciliação alcança 90% de acordos no Parque da Água Branca

    há 8 anos

    A 10ª Semana Nacional da Conciliação (Senacon) terminou hoje (27). Desde segunda-feira, tribunais de todo o País promovem mutirões em busca de acordos na solução de conflitos, incentivando, assim, a cultura da paz. Em uma tenda montada especialmente para o evento no Parque da Água Branca, zona Oeste de São Paulo, concentraram-se as sessões de conciliação pré-processuais da Capital.

    O sucesso da 10ª edição pode ser constatado pelos números relacionados aos atendimentos no parque:

    - 1.060 sessões realizadas

    - 2.369 pessoas atendidas

    - 955 acordos

    - índice de 90% de conciliações

    - movimentação de R$ 2,9 milhões.

    Hoje concentraram-se os casos envolvendo Direito do Consumidor, com a participação da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Itaú, Santander e Sabesp. As partes receberam carta-convite e tiveram oportunidade de resolver suas pendências. Também foram atendidos os interessados em regularizar união estável ou divórcio.

    Francisco*, que é comerciante, resolveu sua situação com a CDHU. Ele possui um apartamento financiado e estava com as prestações atrasadas há dez anos. Na conciliação, conseguiu refinanciamento da dívida e parcelamento do saldo devedor em 160 vezes. “Vou dormir tranquilo. Sem dúvida esse serviço é o melhor que inventaram para resolver esse tipo de situação, de maneira rápida e com segurança”, disse.

    A demanda de dona Zilda* envolvia uma pendência com o banco. Ela tinha uma dívida de R$ 11 mil e conseguiu parcelamento em 73 vezes, com prestações que cabiam no bolso. “Saio daqui muito feliz”, afirmou.

    Também saíram satisfeitos Renato e Sonia*. Eles foram casados por dez anos e já estão separados há 25. “Ontem minha irmã ouviu no rádio uma notícia sobre o mutirão e me avisou. Aproveitei a oportunidade e liguei para Sonia”, disse Renato. “O atendimento foi nota dez, estou muito satisfeito”, relatou.

    No Estado de São Paulo, o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, designou uma comissão organizadora para a 10ª Semana Nacional da Conciliação: o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador José Roberto Neves Amorim; o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Central, Ricardo Pereira Júnior; e a coordenadora de Apoio Administrativo e membro do Nupemec, Maria Cristina Coluna Fraguas. “O sucesso da Semana Nacional da Conciliação revela sua importância para o cidadão, que procura solução rápida para o conflito”, destacou o desembargador Neves Amorim. Maria Cristina afirmou: “Esse evento também é uma maneira de mostrar às pessoas o trabalho realizado continuamente nos Cejuscs. Basta procurar a unidade mais próxima da residência para resolver os conflitos de forma ágil”.

    O evento no Parque foi organizado pelo TJSP e pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que dividiram o espaço da grande tenda. Contou com as parcerias do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Polícia Militar, Fiesp/Sesi, Sabesp, Vivo, Metrô, empresa de Informática IT2B. O Comitê de Ação Social e Cidadania do TJSP (CASC) esteve presente em todos os dias, com a distribuição de cartilhas informativas e auxílio à brinquedoteca do local.

    Os resultados da Senacon no Estado de São Paulo serão divulgados na próxima semana.

    * nomes fictícios para preservar as partes

    Comunicação Social TJSP – SO (texto) / GD (foto)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3691
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações109
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/semana-nacional-da-conciliacao-alcanca-90-de-acordos-no-parque-da-agua-branca/261468693

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)