Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Palácio da Justiça é palco de júri simulado com alunos do Mackenzie

    há 12 anos

    Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie estiveram hoje (25) no Tribunal de Justiça de São Paulo para a realização de um júri simulado. O objetivo da iniciativa é familiarizar os estudantes com as práticas do processo criminal.

    O crime julgado era fictício, baseado em uma série da um canal de TV por assinatura chamada Boardwalk Empire , que se passa na época da Lei Seca nos Estados Unidos. Um gângster era o suposto assassino de sua esposa e da amante dela, por ter descoberto um relacionamento homossexual entre elas.

    O julgamento foi organizado pelo Grupo de Estudos do Tribunal do Júri do Mackenzie, que conta com cerca de 35 alunos que cursam entre o 3º e o 7 º semestre da faculdade de Direito. Outros 30 estudantes do 1º semestre também participaram da atividade como jurados ou público.

    O réu foi condenado a 20 anos de prisão. No entanto, ao final dos trabalhos foi exibido o final do capítulo, revelando que ele era inocente e que outro homem era o verdadeiro assassino.

    O Grupo de Estudos organiza ao menos um simulado por semestre. Mas pela primeira vez o evento aconteceu nas dependências do Palácio da Justiça, um prédio histórico, que no passado foi palco de grandes julgamentos, entre eles o do cantor Lindomar Castilho, que foi condenado a 12 anos e 2 meses de reclusão pela morte da ex-mulher Eliana de Grammont, também cantora. Fazer a atividade no TJ é muito mais especial. O ambiente imprime um certo realismo ao julgamento, afirma o aluno Março Antonio Nogueira Perroni, que organizou a atividade.

    O Salão do Júri foi desativado em 1988 e atualmente é utilizado para eventos especiais da magistratura, palestras e concursos. Grupos de estudantes interessados em fazer uma visita monitorada ao Palácio ou realizar um júri simulado podem entrar em contato com o Gabinete do Cerimonial e Relações Públicas do TJSP pelos telefones (11) 3242-9366, ramal 376 ou 3112-0844/0961.

    Comunicação Social TJSP CA (texto) / DS e LV (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3693
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações303
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/palacio-da-justica-e-palco-de-juri-simulado-com-alunos-do-mackenzie/3132058

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)