Carregando...
JusBrasil - Notícias
23 de abril de 2014

Palácio da Justiça é palco de júri simulado com alunos do Mackenzie

Publicado por Tribunal de Justiça de São Paulo (extraído pelo JusBrasil) - 1 ano atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie estiveram hoje (25) no Tribunal de Justiça de São Paulo para a realização de um júri simulado. O objetivo da iniciativa é familiarizar os estudantes com as práticas do processo criminal.

O crime julgado era fictício, baseado em uma série da um canal de TV por assinatura chamada Boardwalk Empire , que se passa na época da Lei Seca nos Estados Unidos. Um gângster era o suposto assassino de sua esposa e da amante dela, por ter descoberto um relacionamento homossexual entre elas.

O julgamento foi organizado pelo Grupo de Estudos do Tribunal do Júri do Mackenzie, que conta com cerca de 35 alunos que cursam entre o 3º e o 7 º semestre da faculdade de Direito. Outros 30 estudantes do 1º semestre também participaram da atividade como jurados ou público.

O réu foi condenado a 20 anos de prisão. No entanto, ao final dos trabalhos foi exibido o final do capítulo, revelando que ele era inocente e que outro homem era o verdadeiro assassino.

O Grupo de Estudos organiza ao menos um simulado por semestre. Mas pela primeira vez o evento aconteceu nas dependências do Palácio da Justiça, um prédio histórico, que no passado foi palco de grandes julgamentos, entre eles o do cantor Lindomar Castilho, que foi condenado a 12 anos e 2 meses de reclusão pela morte da ex-mulher Eliana de Grammont, também cantora. Fazer a atividade no TJ é muito mais especial. O ambiente imprime um certo realismo ao julgamento, afirma o aluno Março Antonio Nogueira Perroni, que organizou a atividade.

O Salão do Júri foi desativado em 1988 e atualmente é utilizado para eventos especiais da magistratura, palestras e concursos. Grupos de estudantes interessados em fazer uma visita monitorada ao Palácio ou realizar um júri simulado podem entrar em contato com o Gabinete do Cerimonial e Relações Públicas do TJSP pelos telefones (11) 3242-9366, ramal 376 ou 3112-0844/0961.

Comunicação Social TJSP CA (texto) / DS e LV (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

Amplie seu estudo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://tj-sp.jusbrasil.com.br/noticias/3132058/palacio-da-justica-e-palco-de-juri-simulado-com-alunos-do-mackenzie