Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP promove seminário ‘Juventude e Fundação Casa’

    há 8 anos

    A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo realizou hoje (28), em parceria com a Escola Paulista da Magistratura (EPM), o seminário Juventude e Fundação Casa, no Fórum João Mendes Júnior. O evento recebeu a palestra da presidente da Fundação Casa, Berenice Maria Giannela, e contou a participação de 234 pessoas, entre juízes, servidores do TJSP, promotores, defensores públicos, advogados, delegados, assistentes sociais e psicólogos e demais interessados. Outros 400 inscritos no interior e litoral do Estado assistiram à transmissão pela internet.

    Na abertura do encontro, o coordenador da CIJ, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, falou sobre a dificuldade de lidar com a adolescência. “É custoso modificar condutas e repor padrões sociais. Infelizmente as políticas públicas para prevenir o adolescente em conflito com a lei não são enfáticas”, afirmou.

    A juíza integrante da CIJ, Dora Aparecida Martins, lembrou que não se pode esquecer o contexto social que gera conflitos. “Sem percebermos, caímos naquela de achar que a solução é internar os jovens, guardá-los, longe dos nossos olhos. Atrás de cada adolescente tem uma família que está em necessidade, com dor e problemas”, explicou. “Medida de internação é medida excepcionalíssima, curtíssima, que não deveria ser um destino final”, concluiu.

    O vice-presidente da Corte, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, representou o presidente do TJSP, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. Para ele, a sociedade deve prover os adolescentes com as condições necessárias, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Precisamos ficar atentos para o que está acontecendo com a nossa juventude”, finalizou.

    Em sua palestra, a presidente da Fundação Casa, Berenice Maria Giannela, lembrou que os 37 mil jovens que cumprem medida socioeducativa representam 0,56% da população de jovens do Estado. “É um número muito pequeno para causar a comoção que tantas vezes a mídia faz em torno dos adolescentes que praticam atos infracionais”, afirmou. Ela também esclareceu as principais medidas executadas, as atividades desenvolvidas na área de esportes, saúde e oportunidades, além de traçar um panorama dos principais desafios da fundação.

    Ao final da palestra os expositores esclareceram dúvidas sobre o assunto e participaram da exposição de gravuras realizada por adolescentes da Fundação Casa.

    A mesa de abertura também foi composta pelo desembargar Antonio Carlos Malheiros; e pelos juízes Paulo Roberto Fadigas César; Daniel Issler (assessor da Vice-Presidência) e Gabriel Pires de Campos Sormani (assessor da Corregedoria).

    Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-promove-seminario-juventude-e-fundacao-casa/367068412

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)