Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Suicídio em estabelecimento penitenciário gera dever de indenizar

há 8 anos

A Fazenda do Estado foi condenada a indenizar, a título de danos morais, os dois filhos de um homem que se suicidou na prisão. A decisão foi proferida pela 6ª Câmara de Direito Público, que fixou a indenização em R$ 50 mil para cada autor.

De acordo com o companheiro de cela do falecido, o homem tinha dívidas em razão do consumo de entorpecentes e vinha sofrendo ameaças de outros detentos, caso não quitasse o débito.

Para o relator do recurso, desembargador Reinaldo Miluzzi, o Estado tem o dever de zelar pela integridade física de homens e mulheres presos, independentemente da situação.

“A morte de um detento em estabelecimento penitenciário gera responsabilidade civil do Estado quando houver inobservância do seu dever específico de proteção.”

O julgamento contou com a participação dos desembargadores Evaristo dos Santos e Leme de Campos, que acompanharam o voto do relator.

Apelação nº 0008863-68.2009.8.26.0053

Comunicação Social TJSP – JN (texto) / GD (foto) imprensatj@tjsp.jus.br

  • Publicações15979
  • Seguidores3696
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1049
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suicidio-em-estabelecimento-penitenciario-gera-dever-de-indenizar/382653504

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Poderia usar essa teoria para pedir indenização todas as vezes que alguém for vítima de assassinato, já que é dever do Estado garantir segurança pública....dentre outros... continuar lendo

Resumindo: os traficantes que ameaçavam ele por nada responderão, então mandaram a conta para o contribuinte. continuar lendo

Culpa exclusiva da vítima; afastamento do nexo de causalidade. A meu ver, responsabilizar o Estado pelo suicídio é um grave equívoco. continuar lendo

Teoria do risco integral, não concordo. continuar lendo