Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Do cachorrinho mudo ao Spettacolo – o incentivo de uma escrevente-escritora

    há 8 anos

    O incentivo pode surgir de pequenos detalhes, insignificantes no primeiro momento, mas que podem trilhar um caminho para a vida toda. Foi assim com a escrevente do 2º Ofício de Peruíbe, Rafaela Fernanda Papini Alfino. Quando tinha apenas quatro anos, conheceu Bingo, um cachorrinho "mudo" que andava com um sininho no pescoço, e nunca mais conseguiu se esquecer dele. O Jus_Social deste mês contará um pouco da sua trajetória norteada pelo pequeno animal.

    O cachorrinho "mudo" foi uma criação literária, escrita à mão num caderno de caligrafia por Betânia de Souza Papini Alfino, a mãe de Rafaela. Dona Betânia sempre fez questão de incutir na filha o gosto pela leitura e foi com Bingo que a menina aprendeu a ler e escrever em casa. Desde então, a leitura e a escrita representaram uma parte muito significativa na sua vida. A menina cresceu colecionando carteirinhas de empréstimo de livros da biblioteca, vivia em viagens literárias e imersa profundamente nos livros, o que fez com que ela tivesse vontade de escrever também. Começou compondo poemas e músicas, depois contos e pequenas histórias, até escrever Spettacolo, seu primeiro livro publicado.

    Natural de São Paulo,a noiva de André Luiz mora no mesmo local onde foi criada. Seus pais Dino Fernando Alfino e Betânia mudaram para Peruíbe quando ela tinha apenas dois aninhos. O casal tem ainda a filha Giovana. Ingresso no TJSP – sua paixão pelo Judiciário começou antes de atingir a maioridade. Em 2010, aos 17 anos, ingressou na faculdade de Direito e começou a estagiar na 2ª Vara de Peruíbe. Rafaela ficou encantada com o ambiente, com o trabalho, a rotina e os assuntos relacionados à atividade cartorária. Foi amor à primeira vista! Já no primeiro dia de estágio sentiu que precisava passar no próximo concurso de escrevente que abrisse. Investiu, se dedicou e concretizou o sonho de fazer parte da família forense. "Retornei como escrevente em 2014 e permutei até conseguir voltar para a 2ª Vara de Peruíbe, onde trabalho atualmente. Quando me apaixono por algo, quando tenho um sonho, dou tudo de mim. Essa foi minha maior motivação para estudar para o concurso de escrevente e também para os próximos concursos que virão, declara a escrevente-escritora.O trabalho forense e a literatura são grandes paixões na vida de Rafaela Papini. Para ela, é como ter uma jornada dupla, mas muito gratificante. Ela aproveita para escrever à noite e nos finais de semana."Apesar da falta de tempo, tudo fica mais fácil quando se gosta do que faz. Sou muito ativa e gosto de me dedicar a várias atividades ao mesmo tempo. Sou muito feliz com minha escolha de carreira e com meu trabalho, de modo que a escrita começou com um hobby para mim."No entanto, o hobby a levou para caminhos inesperados após a publicação da obra."O Spettacolo me apresentou a um universo totalmente novo: editoras, blogueiros, youtubers, convites para eventos literários. O reconhecimento foi muito maior do que eu esperava e isso é incrível. A sensação de ter gente no Brasil inteiro lendo meu livro é extasiante", revela, emocionada.Inspiração – para Rafaela, a inspiração não é problema, pois a criação está justamente no dia a dia."O livro, em especial, surgiu durante a apresentação de um circo que passou pela cidade. Sempre fiquei encantada com a atmosfera circense, então escrever um romance com esse cenário foi uma delícia.”

    De acordo com a servidora, o fato de ser muito comunicativa e desde pequena gostar de escrever, falar e argumentar em sintonia com seu amor pela escrita e pela leitura ajudou muito durante a graduação e continua contribuindo para exercer sua atividade no 2º Ofício de Peruíbe. "Como dizia um professor, a ferramenta de trabalho do jurista é a palavra", ressalta.

    Conta tanta inspiração, Rafaela Papini está com mais três projetos em andamento: O último conto do contador de histórias, que é a biografia do seu avô que faleceu recentemente; Um novo amanhecer, um romance que está sendo finalizado, envolvendo a história de um ex-presidiário; e O garoto Irlandês, um romance new adult que a escritora tem postado em uma plataforma virtual. E olha que seu tempo é dividido entre as tarefas domésticas, quatro cachorros, o trabalho forense, os estudos e a divulgação do Spettacolo. Recentemente, participou de eventos literários em São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo também a Bienal do Livro na capital paulista.Sobre o Spettacolo a obra publicada pela Editora Arwen, lançada em março deste ano na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, conta a história de Hiram, um misterioso e sedutor artista de circo que se apresenta fazendo shows com fogo. Do outro lado, Maria Luisa, uma moça insegura, levando uma vida monótona em uma cidade pequena do interior. Ele possui segredos de um passado doloroso que desvenda com a ajuda de uma fotografia rasgada e o diário de sua mãe, morta no incêndio ocorrido durante show de mágica quando ainda era criança. Ela sofre com uma mãe distante e um namorado indiferente, entediada com sua vida dolorosamente comum. Hiram e Maria Luisa levavam vidas completamente diferentes, até o dia em que o destino resolve aprontar com os dois. Durante um espetáculo, Hiram sente uma energia hipnotizante de um par de olhos azuis que o fitava na plateia. Suas vidas foram entrelaçadas! Em meio a encontros e desencontros, seus estilos de vida serão postos à prova, fazendo-os encarar seus piores pesadelos e repensar tudo aquilo em que acreditavam na tentativa de viver esse grande amor. Os interessados em conhecer o final dessa história podem mergulhar na leitura do Spettacolo.

    Mensagem: "Num dos meus primeiros dias no TJSP, ainda como estagiária, li num calendário uma frase que ficou marcada em mim: 'Não existem ventos favoráveis para quem não sabe para onde ir'. Levo esse ensinamento para todos os aspectos da minha vida, pois me trouxe a consciência de que só depende de mim. Se você tem determinação e foco, vai alcançar todos os seus objetivos. O importante é saber ser grato a Deus pelas oportunidades e dar sempre o melhor de si."

    Projeto Jus_Social – este texto faz parte do Projeto Jus_Social, implementado em março de 2011. Consiste na publicação no site do TJSP, sempre no dia 1º de cada mês, de um texto diferente do padrão técnico-jurídico-institucional. São histórias de vida, habilidades, curiosidades, exemplos de experiências que pautam as notícias publicadas sobre aqueles que, de alguma forma, realizam atividades que se destacam entre servidores ou magistrados. Pode ser no esporte, em campanhas sociais, no trabalho diário, enfim, qualquer atividade ou ação que os diferencie. Com isso, anônimos ganham vida. Com o Jus_Social, o Tribunal de Justiça de São Paulo ganhou o X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012 (categoria Endomarketing).

    Comunicação Social TJSP – LV (texto) / Arquivo pessoal (fotos) imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações170
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/do-cachorrinho-mudo-ao-spettacolo-o-incentivo-de-uma-escrevente-escritora/390112654

    Informações relacionadas

    Carlos Wilians, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo | Manifestação da Defesa

    Orlando Junio da Silva  Advogado, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo de Peça alegações Finais Por Memoriais Crime de Trafico

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)