Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP instala Anexo da Vara do JEC em São Bernardo do Campo

    há 15 anos

    O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo instalou na última sexta-feira (12/12), um Anexo da Vara do Juizado Especial Cível da comarca de São Bernardo do Campo. O cartório do Anexo vai funcionar de segunda a sexta, das 10 às 18 horas, na Avenida Vergueiro, 2432, junto à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

    Gabriela Fragoso Calasso Costa é a juíza responsável pelo Juizado Especial Cível de São Bernardo, onde tramitam atualmente cerca de 9 mil processos.

    Os juizados atendem causas de até 40 salários mínimos, não havendo, para causas de até 20 salários, necessidade de se constituir advogado. As questões mais freqüentes referem-se a direito do consumidor, planos de saúde, conflitos de vizinhança, execução de títulos e acidentes de trânsito. O sistema não aceita reclamações trabalhistas.

    O desembargador Ruy Coppola representou na solenidade o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi. Para ele, a instalação do Anexo atingirá uma camada muito grande da população. Atualmente já existem nove mil processos em andamento. Prcisamos manter a estrutura atual para dar continuidade ao atendimento com qualidade.

    Em seguida, a juíza responsável pela Vara do Juizado Especial, Gabriela Fragoso Calasso Costa disse que a princípio ficou relutante quanto à idéia de instalação de um Anexo ao juizado, e a conseqüente descentralização dos trabalhos do cartório. Em seu discurso, ela agradeceu reiteradas vezes ao seu corpo de funcionários e aos juízes mais antigos que muito à tem ajudado em seu trabalho.

    Finalmente foi a vez do diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Luiz Antonio de Mattos Pimenta de Araújo falou sobre a importância da a instalação do Anexo para os alunos da instituição. Segundo ele, trata-se de uma medida de relevante caráter social, que dignifica o Poder Judiciário e irá auxiliar tanto aos magistrados, angustiados com o crescimento do número de processos quanto aos estudantes que estarão vivenciando o aprendizado profissional assim como teórico do Direito.

    Últimas instalações

    No último dia 1º de dezembro, foi realizada a conversão do Juizado Especial Cível da comarca de Ilha Solteira em Juizado Especial Cível e Criminal. Em 28 de outubro, ocorreu a instalação do Setor de Conciliação da comarca de Itaporanga.

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3621
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-instala-anexo-da-vara-do-jec-em-sao-bernardo-do-campo/404238

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)