Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Grupo de Trabalho sobre Vara de Família apresenta conclusões

    há 7 anos

    Reunião com videoconferência ocorreu no Fórum João Mendes.

    Criado por iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça, conforme Provimento nº 6/15, e sob a coordenação da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e do Núcleo de Apoio Profissional de Serviço Social e Psicologia, o Grupo de Trabalho sobre Vara de Família (GT-FAM) promoveu, neste ano, qualificação técnica de assistentes sociais e psicólogos do TJSP e discussões sobre a prática profissional. Em reuniões ocorridas ontem (6), na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior, psicólogos e assistentes sociais, representando as dez Regiões Administrativas Judiciárias (RAJs), reuniram-se para sintetizar e apresentar conclusões referentes às discussões travadas ao longo do ano.

    A psicóloga do Núcleo de Apoio Profissional de Serviço Social e Psicologia da CIJ e coordenadora do GT-FAM, Claudia Amaral Mello Suannes contou que, no início da atuação do grupo foi realizada pesquisa junto aos profissionais envolvidos para escolha de temas a serem abordados ao longo do ano. Decidiu-se por quatro temas fundamentais: “Alienação Parental”, “Parentalidade”, “A relação entre perito e assistente técnico após as mudanças no CPC” e “Mudanças no CPC e seus impactos no trabalho do psicólogo e assistente social”.

    O encontro de ontem foi transmitido por videoconferência para as RAJs e direcionado aos psicólogos e assistentes sociais. O juiz assessor da Corregedoria Gabriel Pires de Campos Sormani participou do evento e abordou as mudanças no Código de Processo Civil que afetam a atuação desses profissionais no âmbito das varas de Família. “Ressalto a importância do trabalho realizado pelos psicólogos e assistentes sociais do Tribunal para a atuação dos juízes das varas de Família. Sem esse auxílio, o trabalho do magistrado fica impossível de se concretizar.”

    Em seguida, representantes das RAJs apresentaram sínteses e conclusões sobre os temas abordados, juntamente com sugestões para ações e procedimentos. Foi promovido debate e, ao final, decidiu-se por formalizar as conclusões e sugestões em um documento.

    Para Claudia Suannes o GT-FAM propiciou a criação de uma rede de interação entre os profissionais da área de todas as comarcas para discussão de temas comuns e troca de experiências. “O saldo foi positivo, principalmente para aqueles profissionais que atuam em comarcas pequenas e distantes, pois tiveram a experiência de participar de grupos de trabalho e se sentirem incluídos.”

    Ao encerrar a reunião, a assistente social e coordenadora do Núcleo de Apoio Profissional de Serviço Social e Psicologia, Ana Cristina Amaral Marcondes de Moura parabenizou a todos pelo esforço e trabalho.

    Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC e RL (fotos) imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações179
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/grupo-de-trabalho-sobre-vara-de-familia-apresenta-conclusoes/413225305

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)