Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

TJSP determina restrição de vídeos no YouTube

há 11 anos

A 10ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça reformou em parte decisão de primeira instância que havia determinado ao Google a retirada de vídeos no site YouTube, de sua propriedade, sobre um consultor do litoral paulista.

Em ação indenizatória, ele havia requerido que o provedor de internet retirasse as imagens, consideradas por ele ofensivas, em que é expressamente identificado e acusado de ter sido mandante de um crime e praticado atos ilícitos em razão de consultoria prestada a um município.

Em segunda instância, determinou-se que apenas os filtros de busca fossem removidos, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, afastada a exclusão dos vídeos do YouTube.

O relator do agravo de instrumento, desembargador Cesar Ciampolini, citou o ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin, que decidiu em outro julgado: quem viabiliza tecnicamente, quem se beneficia economicamente e, ativamente, estimula a criação de comunidades e páginas de relacionamento na internet é tão responsável pelo controle de eventuais abusos e pela garantia dos direitos de personalidade de internautas e terceiros como os próprios internautas que geram e disseminam informações ofensivas aos valores mais comezinhos da vida em comunidade, seja ela real, seja virtual.

Cesar Ciampolini afirmou estar convencido a respeito da razoabilidade e da verossimilhança das alegações da agravante Google e decidiu: defiro parcialmente o efeito suspensivo apenas para afastar o cumprimento da obrigação relacionada à exclusão dos vídeos do site de busca, mantidas as demais obrigações determinadas na decisão agravada.

Participaram do julgamento os desembargadores Coelho Mendes e João Batista Vilhena. A votação foi unânime.

Comunicação Social TJSP VG (texto) / GD (arte)

imprensatj@tjsp.jus.br

  • Publicações15979
  • Seguidores3696
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações378
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-determina-restricao-de-videos-no-youtube/100675399

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)