Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aula inaugural da Ejus aborda responsabilidade objetiva no CDC

    há 10 anos

    A Escola Judicial dos Servidores (Ejus) realizou hoje (25) sua aula inaugural, na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior, com o tema A responsabilidade objetiva no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

    Criada em março de 2014, a Ejus teve por embriões as Aulas Magnas e o Centro de Treinamento e Apoio ao Servidor (Cetra) e surgiu da necessidade de capacitação do quadro funcional, visando à valorização dos servidores do Judiciário paulista.

    O juiz substituto em 2º grau e coordenador de Cursos de Iniciação Funcional e Aperfeiçoamento para Servidores da EPM, Gilson Delgado Miranda, iniciou os trabalhos. “Este primeiro evento da Ejus foi pensado no sentido de trazer aos servidores o que há de melhor na área jurídica”, ressaltou. Ele afirmou ainda que o palestrante Nelson Nery Junior foi convidado não só pelo brilhantismo acadêmico – é professor titular da Faculdade de Direito da PUC-SP – mas também porque foi um dos integrantes de comissão que redigiu o anteprojeto que resultou no texto final do Código de Defesa do Consumidor.

    Nelson Nery Junior parabenizou os idealizadores da Ejus e cumprimentou os servidores. “O tema ‘A responsabilidade objetiva no CDC’ é muito particular e muito querido, porque houve muita discussão a respeito dele na comissão que elaborou o Código. E em consequência desse trabalho temos hoje a responsabilidade objetiva dentro do CDC.”

    A responsabilidade objetiva foi definida como aquela que independe da conduta do indivíduo. Não há necessidade da comprovação da culpa do causador do dano a ser indenizado. “A responsabilidade do Estado é sempre objetiva”, destacou o professor. Já a responsabilidade subjetiva é baseada na presença da conduta (ou culpa) do indivíduo causador do dano indenizável. “Verifique no texto normativo se não há menção da conduta do indivíduo. Se sim, trata-se de responsabilidade objetiva, e se houver menção da conduta, trata-se de responsabilidade subjetiva.”

    Durante a palestra, o professor abordou os seguintes temas: obrigação de indenizar; sistemas de responsabilidade civil; fontes das obrigações de indenizar; natureza da responsabilidade civil; responsabilidade civil nas relações de consumo; responsabilidade objetiva contratual e extracontratual; teoria do risco da atividade; responsabilidade pelo fato do produto e do serviço e responsabilidade por vício do produto e do serviço.

    O evento contou com o apoio da Presidência do TJSP, da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), da Escola Paulista da Magistratura (EPM), da Secretaria de Primeira Instância (SPI) e do Centro de Apoio aos Juízes (CAJ) e teve a presença de 1.733 participantes, sendo 380 na capital e 1.353 nas comarcas do interior e litoral, que acompanharam a aula pelo sistema de ensino a distância (EAD).

    Comunicação Social TJSP – VG (texto) / RL (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações118
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aula-inaugural-da-ejus-aborda-responsabilidade-objetiva-no-cdc/117595771

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)