Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Coordenadoria promove Fórum sobre Temas Polêmicos em Varas de Família e Sucessões

    há 10 anos

    A Coordenadoria da Família e Sucessões do Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu hoje (9) o III Fórum sobre Temas Polêmicos do Dia a Dia de uma Vara de Família e Sucessões. O evento, direcionado a magistrados da área, aconteceu no Gade 9 de Julho, prédio que abriga os gabinetes de trabalho da Seção de Direito Privado.

    O vice-coordenador da Família e Sucessões do TJSP, desembargador Miguel Angelo Brandi Júnior, deu início aos trabalhos e agradeceu a todos os envolvidos no projeto. Também compôs a mesa de honra, o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho, que representou o Conselho Superior da Magistratura, e falou da importância do Fórum. “São discussões muito valorosas, porque o nosso próximo Código de Processo Civil permitirá que os fundamentos da decisão monocrática e colegiada se prestem a acessar recurso especial e extraordinário. Hoje, nós sabemos que a matéria ementada é que permite o acesso, mas no futuro também teremos os fundamentos.”

    A primeira palestra do dia ficou a cargo do juiz Hamid Charaf Bdine Júnior, sobre “Questões Polêmicas Relativas à União Estável”. Explicou que o grande problema é identificar se o tempo excessivamente curto do relacionamento caracteriza ou não a união. “A definição de união estável como modo público, contínuo e duradouro com o propósito de constituir família, é um conceito vago. Eu penso que falar em durabilidade é algo que tem uma primeira importância prática, porque o código não estabelece esse prazo. Só com o exame do caso concreto é que vamos identificar se aquele tempo é suficiente”, disse. O magistrado também abordou contrato de convivência, coabitação, outorga conjugal, sucessão e possiblidade de emancipação de quem vive em união estável.

    O segundo palestrante do Fórum, desembargador Paulo Eduardo Razuk, falou sobre “Subsistência da Separação Judicial”. Discorreu sobre a indissolubilidade do vínculo, casamento civil e religioso. Citou súmulas, doutrinas e jurisprudências, discutiu sobre a permanência da separação judicial ou extrajudicial abolida por requisito temporal e defendeu a tese de que casamento é um contrato de direito de família, um negócio jurídico bilateral.

    A última exposição do dia foi com o desembargador aposentado Euclides Benedito de Oliveira, com o tema “Ações de Investigação, Contestação e Negatória de Paternidade”, em que destacou as noções básicas sobre o reconhecimento da filiação. “A matéria é tratada com base no Código Civil, que traça algumas regras muito importantes no relacionamento entre pais e filhos”, disse. O professor também comentou que a recusa do exame de DNA é uma das questões mais polêmicas e que a solução baseia-se, principalmente, na análise do contexto probatório.

    Após cada exposição foi franqueada a palavra aos participantes, dando início às discussões sobre as questões abordadas. O Fórum contou com o apoio da Presidência do TJSP, da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) e da Secretaria de Primeira Instância (SPI).

    Comunicação Social TJSP – AG (texto) / DG (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações259
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/coordenadoria-promove-forum-sobre-temas-polemicos-em-varas-de-familia-e-sucessoes/118683025

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)