Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dois desembargadores são empossados no TJSP

    há 10 anos

    Em sessão solene realizada hoje (24), dois juízes que dedicaram quase 30 anos de suas vidas à magistratura alcançaram o mais alto grau na carreira: Caio Marcelo Mendes de Oliveira e Luiz Antonio Coelho Mendes foram empossados desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo.

    A cerimônia contou com a presença dos integrantes do Conselho Superior da Magistratura, magistrados, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, familiares, amigos e servidores que lotaram o salão do júri do Palácio da Justiça, sede do TJSP.

    A desembargadora Zélia Maria Antunes Alves, oradora em nome da Corte, destacou em seu discurso a difícil missão de um juiz nos dias atuais, que precisa lidar com o excesso de demandismo e a exigência de contínua e elevada produtividade pelo órgão de controle do Judiciário. Afirmou que, com muita persistência, estudo, noites não dormidas e renúncia ao convívio familiar e social, os magistrados galgaram os degraus de suas brilhantes carreiras. “Aos desembargadores Caio Marcelo e Luiz Antonio, que irão compor, de forma permanente, e engrandecer este Tribunal, credor do merecido prestígio de ser um colegiado que eleva e dignifica a Magistratura Paulista e as instituições do Estado de São Paulo, as nossas congratulações e votos de pleno sucesso, como coroamento de suas carreiras ímpares, profícuas e virtuosas.”

    Luiz Antonio Coelho Mendes e Caio Marcelo Mendes de Oliveira relembraram em seus discursos o início da carreira, quando assumiram o cargo de juiz substituto na década de 80, em solenidade também no Palácio da Justiça. “Foram quase três décadas para aqui retornar pela última vez, como protagonista, para assumir o almejado cargo de desembargador. E nessa oportunidade me cabe reafirmar o juramento feito quando da posse de juiz substituto de cumprir e fazer cumprir as leis e julgar de acordo com a minha consciência, sentindo, hoje, como se tudo começasse outra vez”, falou Luiz Antonio Coelho Mendes.

    Os dois também agradeceram aos colegas e funcionários com quem conviveram ao longo da trajetória e, especialmente, aos familiares, pelo apoio e compreensão. Ao encerrar sua fala, Caio Marcelo Mendes de Oliveira citou o livro de Michael J. Sandel, professor de Harvard: “Distribuir justiça para aumentar o bem-estar da sociedade, respeitar a liberdade do indivíduo e promover a virtude. É isso que peço a Deus que me dê capacidade de continuar fazendo”.

    Ao encerrar o evento, o presidente José Renato Nalini falou que o Tribunal de Justiça de São Paulo, considerado o maior do mundo, é também dono de grande complexidade. “O Conselho Superior da Magistratura está chamando a sociedade para rediscutir o modelo de Justiça e investindo na linha da desjudicialização e na pacificação dos conflitos, auxiliado por outras entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil”, disse. Em nome da instituição, deu as boas-vindas aos novos integrantes e desejou sucesso: “Sabemos que poderemos contar com a continuidade do trabalho profícuo e ético dos senhores”.

    Também compareceram ao evento o vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Eros Piceli; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Paulo Adib Casseb; o subprocurador-geral de Justiça de São Paulo, Arnaldo Hossepian Salles Lima Júnior, representando o procurador-geral de Justiça; o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Cid Flaquer Scartezzini; o presidente do Instituto Paulista de Magistrados, desembargador Jefferson Moreira de Carvalho; o assessor especial da Presidência da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Carlos Roberto Petroni, representando o presidente; o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Ricardo Cholbi Tepedino, representando o presidente; o vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Leonardo Sica, representando o presidente; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP, poeta Paulo Bomfim; demais autoridades civis e militares; magistrados, promotores, advogados, servidores, amigos e familiares.
    Mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações398
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dois-desembargadores-sao-empossados-no-tjsp/124691301

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)