Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Campanhas, palestras e exposições marcam 'Outubro Rosa' no TJSP

    há 10 anos

    Neste mês, atividades acontecem no Tribunal de Justiça de São Paulo em homenagem ao 'Outubro Rosa', movimento internacional que busca incentivar o autoexame e a mamografia, providências que levam ao diagnóstico precoce e ampliam a chance de cura do câncer de mama. Além de servidores usarem uma peça de roupa ou um laço rosa, palestras, seminários e exposições também fazem parte do cronograma.

    A Comarca de Catanduva está realizando ciclo de palestras e, ao mesmo tempo, beneficiando associações por meio de doações. As ações foram abertas com o 'Câncer de Mama: O que você precisa saber', com o ginecologista e obstetra Eduardo Rogério Malaquias Chagas, e as doações de produtos alimentícios – leite, arroz, feijão ou óleo – beneficiaram a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Catanduva (AVCC).

    Serão realizadas ainda mais três palestras no Teatro Municipal Aniz Pachá, uma na próxima sexta-feira (24) com Mirela Janotti, publicitária que enfrentou a doença e contou sua história no livro 'Força da Peruca' e falará sobre 'Eu sou uma mulher de peito – Outubro Rosa – 2014'. No sábado, em parceria com a Justiça do Trabalho e juízes estaduais de Catanduva, acontece o encontro denominado “BemDireito”. O diretor do Hospital do Câncer de Barretos, Henrique Prata, fala sobre 'Acima de tudo o amor', e Alysson Leandro Mascaro, sobre o tema 'O Direito e a Justiça na contemporaneidade'. A inscrição são R$ 30, revertidos à Associação Sempre Viva. Mais informações podem ser obtidas pelos contatos cilenefernandes@trt15.jus.br ou 17-3522-6342.

    O Fórum de Itatiba inaugurou no último dia 3 a "Arte no Átrio", com obras da artista Erica Ramos – Exposição "Simples Gestos" –, em homenagem ao ‘Outubro Rosa’. A coleção "Simples Gestos" reúne 14 telas, inspiradas em mulheres que foram à luta e fizeram a diferença na própria história. Cada obra leva o nome de uma dessas mulheres. As obras estarão expostas para visitação, no horário das 12h30 às 19 horas, até 6/11.

    Já em Santa Branca, a equipe da Secretaria da Saúde do Município estará nesta terça-feira (21) no fórum com a 'Campanha de Prevenção Contra o Câncer de Mama'. No local, serão feitos o exame de mama e dadas orientações de como fazer o autoexame e exames de prevenção.

    Em Araçatuba, com o apoio da Escola Paulista da Magistratura (EPM), será ministrada a palestra 'Outubro Rosa – Prevenção ao Câncer de Mama', às 10 horas, no dia 24. O Fórum de Assis promoveu na última sexta-feira (17) palestra com o mesmo nome com o médico ginecologista e mastologista Rogério C. Bocardo, que atua na cidade de Palmital. O palestrante deu ênfase à necessidade de prevenção ao câncer de mama, alertando para a necessidade de realização do autoexame e consultas periódicas com exames específicos quando necessário, especialmente com relação à mamografia, que deve ser feita anualmente. Outras comarcas também aderiram ao 'Outubro Rosa', como Paraguaçu Paulista e Osasco.

    Outubro Rosa A iniciativa teve início nos Estados Unidos, após a instituição, pelo Congresso Nacional norte-americano, de outubro como mês nacional de prevenção do câncer de mama. Nos anos 90, a fundação Susan G. Komen For The Cure instituiu o símbolo da luta contra a doença – o laço rosa – e o distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.

    Comunicação TJSP – LV (texto) /GD e divulgação (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/campanhas-palestras-e-exposicoes-marcam-outubro-rosa-no-tjsp/147044356

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)