Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Civis e militares recebem Medalha Regente Feijó no Palácio da Justiça

    há 9 anos

    A Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça de São Paulo (APMTJ) promoveu hoje (29), no Salão do Júri do Palácio da Justiça, solenidade de entrega da Medalha Regente Feijó. Ao todo, 40 pessoas foram condecoradas.

    A honraria foi instituída pelo Decreto nº 47.585/03, para homenagear civis e militares, instituições públicas e privadas, que tenham colaborado com os trabalhos da Polícia Militar em apoio ao Judiciário paulista.

    O chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP e presidente da Comissão de Outorga da Medalha Regente Feijó, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana, leu nota de boletim interno alusivo à solenidade. “Hoje é um dia de alegria, de reconhecimento e agradecimentos. Gostaria de agradecer a todos pelo brilhante trabalho desempenhado aqui nesta assessoria. Agradeço também às ilustres autoridades que nos apoiam em nossas missões. Colaboradores irrestritos e entusiastas dos princípios que norteiam a existência de nossa instituição. Sem sombra de dúvidas, e me refiro a todos os senhores, é prazeroso aprender e servir suas ideias. O maior legado que o Padre Feijó deixou foi a humidade, a firmeza e a sobriedade no trato da coisa pública. Peço aos agraciados que mantenha esse gigante brasileiro vivo em suas memórias.”

    O professor e deputado federal Gabriel Chalita disse que se sentia envaidecido e até constrangido ao falar em nome de autoridades que fazem tanto por São Paulo e pelo Brasil. “Não é fácil o ofício do policial militar, não é fácil colocar sua vida em defesa de outras vidas. Como diz o poeta Paulo Bomfim, têm um tema para viver. E quando eu tenho um tema, a minha vida ganha significado. Isso é ser responsável com a vida. Nós, agraciados, temos uma responsabilidade a mais. Honrar essa medalha que recebemos, essa linda honraria, para fazermos parte desse exército do bem, das pessoas que tem um tema para viver”, declarou.

    Em discurso, o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, afirmou que a solenidade é repleta de significação para o Poder Judiciário de São Paulo, pois é a primeira que resulta de iniciativa do coronel Washington Pestana, recentemente promovido ao mais elevado posto da milícia, por seus merecimentos. “Essa é a oportunidade de reverenciar nosso zeloso chefe da Assessoria Policial Militar e homenageá-lo em público”, disse. Renato Nalini também enfatizou que o coronel escolheu muito bem os homenageados da manhã. “Mediu-os com a regra das qualidades humanas, não com a régua da tática das homenagens. Não são cargos os que estão sendo condecorados. São seres humanos, pessoas que centraram suas vidas em princípios. E os princípios são mais importantes que as posições, acessórios fúteis para exercício da vaidade humana. A Medalha Regente Feijó está no seio de seres humanos heterogêneos, irrepetíveis, e é isso que a valoriza mais do que uma recompensa material. Pois nós não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somo seres espirituais tendo uma experiência humana. A experiência humana desta manhã, para todos nós, será um átimo gratificante na memória afetiva de cada um de nós”, concluiu.

    Também compuseram a mesa de abertura da solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; o deputado federal Gabriel Chalita; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça Deborah Ciocci; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro; os presidentes das Seções de Direito Privado, Público e Criminal do TJSP, desembargadores Artur Marques da Silva Filho, Ricardo Mair Anafe e Geraldo Francisco Pinheiro Franco, respectivamente; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Paulo Adib Casseb, e o comandante-geral interino da Polícia Militar paulista, coronel PM Leonidas Pantaleão de Santana.

    A solenidade também foi prestigiada pelo decano do TJSP, desembargador Sérgio Jacintho Guerrieri Rezende; o desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM); o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Magistrados de São Paulo (Magiscred), desembargador Heraldo de Oliveira Silva; o coronel PM Marco Antonio da Costa, representando o Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude; o comandante de policiamento da capital, coronel PM Glauco Silva de Carvalho; o presidente da Academia Paulista de Letras, Antonio Penteado Mendonça; o presidente do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, professor e advogado tributarista Ives Gandra da Silva Martins; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; desembargadores, juízes, autoridades civis e militares e familiares dos agraciados.

    Confira a lista dos agraciados com a Medalha Regente Feijó:


    José Renato Nalini
    Presidente do TJSP

    Eros Piceli

    Vice-presidente do TJSP

    Hamilton Elliot Akel

    Corregedor-geral da Justiça

    Gabriel Benedito Isaac Chalita

    Deputado federal e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Antônio Carlos Mathias Coltro

    Presidente do TRE-SP

    James Alberto Siano

    Desembargador do TJSP

    Alexandre Alves Lazzarini

    Desembargador do TJSP

    Deborah Ciocci

    Conselheira do Conselho Nacional de Justiça

    Sílvio Hiroshi Oyama

    Juiz do Tribunal de Justiça Militar

    Kleber Leyser de Aquino

    Juiz assessor de Segurança Pública do TJSP

    Adalberto Denser de Sá Júnior

    Promotor de Justiça do Tribunal de Justiça Militar

    Antonio Penteado Mendonça

    Presidente da Academia Paulista de Letras

    Ives Gandra da Silva Martins

    Professor e advogado tributarista

    Juarez Francisco Neto

    Assessor especial da Presidência do TJSP

    Glauco Silva de Carvalho

    Comandante do Policiamento da capital

    Francisco Batista Leopoldo Júnior

    Comandante do Policiamento da região de Presidente Prudente

    Celso Luiz Pinheiro

    Comandante do Policiamento da área central da capital

    Vladimir Reis da Silva

    Major PM

    Hélio Patrício Júnior

    Capitão PM

    Eduardo Mosna Xavier

    Capitão PM

    Aline Cassola Soler Júnior

    1º Tenente PM

    Tiago de Andrade Sales

    1º Tenente PM

    Cristiano Roberto Tonon

    Aluno do Curso Superior de Tecnólogo em Administração Policial Militar

    Luiz Lima Pereira

    Subtenente PM

    Edson Donizete Ramos

    1º Sargento PM

    José Paula de Lavra

    1º Sargento PM

    Francisco Araújo de Oliveira Júnior

    2º Sargento PM

    Sandra Regina Yoki

    3º Sargento PM

    Jacks Adriani Matarazzo

    Cabo PM

    Paulo Paulino da Paixão

    Cabo PM

    Paulo César Pereira da Silva

    Cabo PM

    Adilson Reis Pereira

    Cabo PM

    José Carlos Teixeira Moreira

    Cabo PM

    Jerfson Virgulino da Silva

    Cabo PM

    Antônio Nunes Rodrigues

    Cabo PM

    Enoque Amâncio do Carmo

    Cabo PM

    Denise Ramos Egnácio Stefanuto

    Cabo PM

    Graziela Romão

    Cabo PM

    Elaine Aparecida das Dores Silva

    Soldado PM

    Fábio Ataíde Barbosa

    Soldado PM


    Confira mais fotos no flickr.


    Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD e RL (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações443
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/civis-e-militares-recebem-medalha-regente-feijo-no-palacio-da-justica/148604917

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)