Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Santos sedia o último encontro de trabalho de RAJ do ano

    há 9 anos

    No mesmo dia, presidente Nalini foi agraciado com o título de “Cidadão Emérito”

    Ontem (15), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, foi a Santos para conversar com juízes e servidores da 7ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), no último encontro regional de trabalho do ano, sobre questões afetas ao Judiciário estadual e da região. No final do dia, nas dependências do Poder Legislativo, o presidente do TJSP recebeu o título de “Cidadão Emérito de Santos”. Também aproveitou sua ida à cidade e foi recebido pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, visitar a sede do jornal A Tribuna e formalizar a instalação do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim), com a assinatura do contrato do imóvel que sediará o Deecrim e acomodará outras unidades judiciárias da comarca.

    Santos que pertence à 1ª Circunscrição Judiciária, com população de mais de 400 mil habitantes, é sede da 7ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), integrada também pelas CJs de Registro (21ª) e Itanhaém (56ª). Somente na Comarca de Santos há 12 Varas Cíveis, seis Criminais, três de Família e Sucessões, três da Fazenda Pública, uma do Júri e Execuções Criminais, três varas do Juizado Especial Cível, uma vara do Juizado Especial Criminal, uma Vara de Acidentes do Trabalho e uma Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, com 382.494 processos em andamento dos quais 5.004 deram entrada em outubro.

    Acompanhado do coordenador da 1ª CJ Santos, desembargador Gilberto Passos de Freitas, do juiz da 2ª Vara Criminal, diretor do fórum e da 7ª RAJ, Valdir Ricardo Lima Pompêo Marinho, do chefe do Gabinete Civil do TJSP, juiz assessor Afonso de Barros Faro Júnior e do chefe do Gabinete da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana, o presidente Nalini iniciou suas atividades no fórum de Santos conversando com os servidores. Embora fosse essa a última reunião de trabalho do ano, o presidente lembrou aos funcionários que o canal de comunicação com a Presidência sempre esteve e continua aberto para todos os que queiram fazer sugestões, críticas ou que tenham demandas diversas por meio das redes sociais, do Canal Direto com o Presidente ou da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps).

    Em ambas as reuniões, servidores e magistrados, além dos assuntos inerentes à Magistratura e às questões funcionais e financeiras dos servidores, o presidente conclamou incitou a busca e realização de três metas: o incentivo à conciliação, a necessária adaptação ao caminho sem volta da informatização e do processo eletrônico e adequação a uma gestão mais racional: “metas que privilegiam ampla reforma no sistema de Justiça”, disse José Renato Nalini.

    “Cidadão Emérito de Santos” – Às 15h30, no plenário Oswaldo de Rosis, os três poderes do município reuniram-se para dar cumprimento ao Decreto Legislativo 59/14, que por iniciativa do vereador Sadao Nakai, outorgou ao presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, o título de “Cidadão Emérito de Santos”.

    Saudado pelo vereador Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, pela prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa e pelo presidente da Câmara e autor do projeto de lei de concessão do título, Sadao Nakai, o presidente do TJSP ouviu deles a motivação para o recebimento da honraria. “A vida e os cargos que Vossa Excelência alcançou já falam por si”, “carinho e gratidão permanentes e o desejo de que mais pessoas se espelhem na sua conduta para que nosso país avance”, “o senhor tem uma folha de serviços prestados de homem que faz acontecer”, “o reconhecimento do trabalho de uma vida inteira”.

    Em seu agradecimento, o presidente Nalini voltou à época em que era criança e adolescente. “Na juventude passei muitas férias aqui. Tenho saudades do Parque Balneário. Aprendi a respeitar a História de um dos mais importantes municípios brasileiros, cujo centro histórico – hoje revitalizado – é um convite a vivenciar a melhor cultura pátria.”

    À sessão presidida pelo vereador Carlos Teixeira Filho compareceram o juiz diretor do fórum e da 7ª RAJ, Valdir Ricardo Lima Pompêo Marinho; Sérgio Fernandes Marques, representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Santos; a presidente do Comitê de Ação Social e Cidadania do TJSP, Maria Luiza de Freitas Nalini; a juíza da 1ª Vara da Família e Sucessões de Santos, Thatyana Antonelli Marcelino Brabo, representando o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis); o chefe do Gabinete Civil do TJSP, juiz assessor Afonso de Barros Faro Júnior; o chefe do Gabinete da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; os vereadores Ademir Pestana e Marcelo Del Bosco; juízes, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia, servidores do Judiciário, moradores do Bairro Caruara e cidadãos santistas.

    Mais fotos do ERT da 7ª RAJ no Flickr.
    Mais fotos da outorga do título de "Cidadão Emérito"no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – RS (texto) / GD e Alexsander Ferraz (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações147
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/santos-sedia-o-ultimo-encontro-de-trabalho-de-raj-do-ano/158310111

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)