Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Instituição religiosa não pagará imposto municipal sobre construção de templo

    há 9 anos

    A 14ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a Prefeitura de Campinas não cobrará imposto sobre a construção de um templo no Município.

    Trata-se de uma ação de repetição de indébito ajuizada por uma instituição religiosa em face do Poder Público local. A entidade alegou que dispõe de imunidade constitucional e que construiu sua sede em mutirão e por esse motivo não deve haver incidência de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) sobre a obra. Para a Prefeitura, a cobrança é devida por ser a autora responsável tributária solidária pelos serviços de construção civil que tomou de terceiros.

    Em voto, a desembargadora Mônica de Almeida Magalhães Serrano ressaltou que é incabível o imposto cobrado, pois o templo foi construído em regime de mutirão, sem remuneração dos que o ergueram. “Se a imunidade religiosa garantida constitucionalmente abrange o patrimônio, a renda e os serviços essenciais do templo, não é factível deixar de reconhecer a impossibilidade de incidência do ISSQN sobre a construção do prédio que servirá de reunião para os fiéis, visto que essencial para a finalidade da entidade religiosa, razão pela qual deve ser mantida a nulidade do ato administrativo de lançamento do referido tributo contra a apelada.”

    Os desembargadores Geraldo Xavier e João Alberto Pezarini participaram do julgamento, que teve votação unânime.

    Apelação nº 4030197-62.2013.8.26.0114

    Comunicação Social TJSP – PC (texto) / AC (foto ilustrativa)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instituicao-religiosa-nao-pagara-imposto-municipal-sobre-construcao-de-templo/167707999

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)