Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conselho da Comunidade da Vara da Execução Criminal em Taubaté atua na ressocialização de presos

    há 9 anos

    As Varas de Execução Criminal da Comarca de Taubaté, por meio da juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, criaram, há aproximadamente dois anos, o Conselho da Comunidade (CCVEC), previsto na Lei de Execucoes Penais. O objetivo é incentivar a participação da sociedade em atividades que promovam a reintegração de recuperandos do sistema prisional.

    O CCVEC conta atualmente com 14 integrantes voluntários e atua nas unidades prisionais de Taubaté, Tremembé e Potim. Trata-se do único conselho em atividade no Estado. O grupo também participa do projeto Semear – Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando –, lançado pela Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo em novembro passado para ressocializar o preso com atividades educacionais e laborativas.

    Dentre as principais funções do Conselho estão a de representar e intermediar as relações e parcerias com a comunidade, educar, ser um órgão consultor dos recursos financeiros, humanos e estruturais, assistir ao recuperando, sua família, internos e egressos em situações emergenciais, além de fiscalizar o cumprimento dos direitos dos presos.

    No começo deste ano, o CCVEC de Taubaté iniciou processo de formação e direcionamento de conselheiros para aprimorar o trabalho que servirá de modelo para outras comarcas. “Estamos implantando diversas iniciativas em parceira com o projeto Semear. O trabalho do Conselho é imprescindível e vem rendendo bons frutos. Trata-se de uma assessoria indispensável para o sistema de execuções penais”, explicou a juíza Sueli Zeraik.

    Comunicação Social TJSP – AM (texto) / internet (foto ilustrativa)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações943
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-da-comunidade-da-vara-da-execucao-criminal-em-taubate-atua-na-ressocializacao-de-presos/178802535

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)