Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP instala Foro Distrital de Iacanga

    há 9 anos

    Na cidade de Iacanga, localizada no interior paulista, a rotina dos moradores que precisam utilizar os serviços do Judiciário ficou mais fácil desde a última sexta-feira (10). Os jurisdicionados não precisam mais percorrer quase 50 quilômetros até a comarca de Ibitinga para procurar o fórum, porque o Tribunal de Justiça de São Paulo, com o apoio da Prefeitura, instalou o Foro Distrital de Iacanga em cerimônia que contou com a presença do presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini. O Executivo municipal cedeu o prédio de 330 m² pelo período de cinco anos para viabilizar a inauguração (Rua Padre Jorge Mattar, 150 – Centro).

    O juiz que assumiu os trabalhos no Foro Distrital, Rodrigo Carlos Alves de Melo, destacou que a população aguardava a instalação desde 1994, ano de aprovação do projeto de lei que criou o Foro Distrital. “Agradeço o esforço do Tribunal e da Prefeitura, pois sabemos das dificuldades orçamentárias. O Foro Distrital beneficiará a todos os jurisdicionados com a facilidade de acesso e também melhorará o fluxo de processos em Ibitinga”, disse.

    O prefeito Francisco Donizeti dos Santos afirmou estar honrado por, finalmente, concretizar um sonho da cidade: a instalação do Poder Judiciário local. “Nesta manhã, a cinco dias do município completar 90 anos, o senhor nos oferece um presente. Considero a inauguração de hoje um ato tão importante quanto a instalação da cidade”, disse o prefeito ao presidente do Tribunal.

    O desembargador Renato Nalini também agradeceu a colaboração de todos, especialmente do prefeito. Entre as pessoas que compareceram à solenidade estavam alunos do colégio Educare e o presidente aproveitou a presença dos jovens para destacar a necessidade de uma mudança de cultura na sociedade: da litigância para a conciliação. “As pessoas precisam se utilizar da conciliação e da mediação antes de bater às portas do Judiciário. Iacanga tem tudo para fazer uma Justiça harmônica e conciliatória.”

    Também compuseram a mesa de honra da cerimônia o presidente da Câmara de Iacanga, vereador Antonio Carlos de Almeida; o juiz diretor da Comarca de Ibitinga, Roberto Raineri Simão; o vice-prefeito de Iacanga, Carlos Francisco Abdala; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Ibitinga, Marco Aurélio Sabione. Compareceram à solenidade o coordenador do Núcleo Regional da Escola Paulista da Magistratura em Bauru, juiz José Claudio Domingues Moreira, representando o diretor da EPM; o juiz diretor do Fórum de Borborema, Felipe Esmanhoto Mateo; o juiz diretor do Fórum de Itápolis, Pedro Siqueira de Pretto; o promotor de Justiça de Ibitinga Sílvio Brandini Barbagalo; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves; o comandante interino da 6ª Cia da Polícia Militar de Pederneiras, 1º tenente PM Gustavo Barbosa; o delegado de polícia de Iacanga, Elizeu de Freitas Costa; o prefeito de Ibitinga, Florisvaldo Antônio Fiorentino; o presidente da Câmara de Ibitinga, vereador Windson Pinheiro; o assessor parlamentar José Eduardo Ferreira Godinho, representando o deputado estadual Fernando Capez; o padre Romildo Alceu da Silva, da Igreja de São João Batista de Iacanga; o pastor Marcos Bravin, da Igreja Presbiteriana de Iacanga; os vereadores da cidade, advogados e jurisdicionados.

    CultivAR – Antes da solenidade de instalação, o presidente Renato Nalini e as autoridades da cidade plantaram um arbusto de ipê-roxo na praça em frente ao novo fórum. A iniciativa faz parte do projeto CultivAR e prevê o plantio de árvores em todas as solenidades do Judiciário como forma de contribuir com a qualidade de vida nas áreas urbanas e estimular o reflorestamento.


    Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1985
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-instala-foro-distrital-de-iacanga/180634210

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)