Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do TJSP é o mais novo cidadão de Bertioga e Guarujá

    há 9 anos

    “Honrarias são para o Judiciário paulista”, diz Nalini

    Na sexta-feira (12), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, recebeu, em nome do Poder Judiciário, dois títulos de cidadania. Pela manhã, em solenidade no fórum, a outorga do título de “Cidadão Bertioguense”, reuniu representantes dos três poderes de Bertioga. À tarde, dessa vez na Câmara, também os três poderes prestigiaram a entrega do título de “Cidadão de Guarujá”. Ambas as cidades trazem ao homenageado lembranças da adolescência vivida nas férias junto a amigos no litoral da Baixada Santista.

    Bertioga – A cerimônia da outorga do título de “Cidadão Bertioguense” – de autoria dos vereadores Alfonso Dari Weiland, Antônio Rodrigues Filho, Arlindo de Jesus Xavier, Edvaldo Alecrim Silva, Elisabeth Dotti Consolo, José Feliciano Irmão, Luís Henrique Capellini, Márcia Regina Braz Lia e Valéria Bento – foi concomitante com a homenagem ao desembargador Afonso Faro de Barros, patrono do fórum de Bertioga. Durante a solenidade, o presidente da Câmara, Luís Henrique Capellini, falou sobre a trajetória profissional do homenageado e destacou a alegria que a cidade experimentava ao recebê-lo como filho.

    Ao fazer uso da palavra, o presidente Renato Nalini recordou-se das vezes em que visitava Bertioga. “Comecei a frequentá-la na década de sessenta do século passado. Vim com meus amigos Adelaide e João Fernandes Gimenes Molina, hóspedes de Adelina Ferrari Garcia, uma artista itatibense que residia em Jundiaí. Aqui passamos férias deliciosas. Não havia estrada, nem luz elétrica. As primeiras casas eram construídas no empreendimento Vila Agaó, do Dr. Alberto Hugo Oliveira Caldas, cujas netas eram nossas companheiras de juventude: Sara, Lia, Sandra. Uma juventude dourada e feliz, prenunciando um futuro luminoso.“

    À solenidade estiveram presentes o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; o desembargador Getúlio Evaristo dos Santos Neto, representando o presidente da Seção de Direito Público do TJSP; o prefeito de Bertioga, José Mauro Dedemo Orlandini; os vereadores de Bertioga Antônio Rodrigues Filho, Edvaldo Alecrim Silva, Alfonso Dari Weiland e Valéria Bento; o coordenador e o coordenador-adjunto da 1ª Circunscrição Judiciária – Santos, respectivamente, desembargadores Luiz Antônio Figueiredo Gonçalves e Gilberto Passos de Freitas; os desembargadores José Telles Corrêa, Milton Evaristo dos Santos, Walter Cruz Swensson e Evilásio Lustosa Goulart; o juiz substituto em 2º grau Airton Vieira; o juiz diretor do fórum e da 7ª Região Administrativa Judiciária – Santos, Valdir Mendonça Lima Pompêo Marinho; a juíza diretora do fórum do FD de Bertioga, Luciana Mendonça de Barros Rapello; o chefe do Gabinete Civil juiz Afonso de Barros Faro Júnior e os juízes assessores da Presidência Antonio Carlos Alves Braga Júnior e Kleber Leyser de Aquino; os juízes assessores da Corregedoria Geral da Justiça Márcia Helena Bosch, Ricardo Tseng Kuei Hsu e Rodrigo Marzola Colombini; os juízes Graziela da Silva Nery Rocha (FD Bertioga), Rodrigo de Moura Jacob (diretor do fórum de Cubatão), Gustavo Gonçalves Alvarez (diretor do fórum de Guarujá) e Carlos Monnerat (diretor do FR do Ipiranga); o presidente da 243ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Bertioga, Sidmar Euzébio de Oliveira; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o delegado de polícia de Bertioga, Maurício Barbosa Júnior; o comandante do 21º BPM-I, capitão PM Edson dos Santos e Souza; servidores do Judiciário e cidadãos bertioguenses.

    Guarujá – Com o plenário Alberto Santos Dumont totalmente tomado, o autor do projeto de lei, vice-presidente Luciano de Moraes Rocha (Tody), foi o encarregado da saudação ao novo filho de Guarujá. Ele destacou as realizações do homenageado e, por várias vezes, foi interrompido com aplausos ao citar o “carinho e a alegria do povo ao ter o presidente Nalini como irmão e filho da terra”.

    Depois dele, o comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea de Guarujá, general de brigada João Challella Júnior, a prefeita Maria Antonieta de Brito e o presidente da Câmara, Ronald Luiz Nicolaci Fincatti, em consenso, manifestaram-se, festejando a possibilidade de José Renato Nalini, após a aposentadoria, unir-se a eles nos ares de Guarujá. “Não há local mais aprazível para a produção intelectual”, registrou o general. A prefeita também registrou “a convicção de que esse título foi concedido de maneira meritosa à pessoa que une intelectualidade aos desafios da vida cotidiana”. Segundo o presidente da Câmara, “o senhor veio para ser homenageado e homenageou a cidade e quem lhe deu o título”.

    Em seu pronunciamento, o presidente Nalini falou sobre a história do município e de sua própria história à época da juventude junto às praias locais. “Para mim, é momento de muita emoção porque desde criança frequento esta cidade. Agora, perto de completar a descartabilidade aos 70 anos, pretendo passar bons dias por aqui. Ao receber esse galardão, o faço em nome do Tribunal de Justiça que sempre denotou carinho especial a Guarujá e isso pode ser sentido pelo prestígio dos grandes juízes que aqui estão.”

    A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, Ronald Luiz Nicolaci Fincatti, pela prefeita Maria Antonieta de Brito, pelo deputado federal Marcelo Squassoni, pelo chefe do Gabinete Civil do TJSP, juiz Afonso de Barros Faro Júnior, pelo juiz diretor do fórum e da 7ª Região Administrativa Judiciária de Santos, Valdir Ricardo Lima Pompêo Marinho, pelo juiz diretor do fórum da Comarca e Guarujá, Gustavo Gonçalves Alvarez, pelo comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea de Guarujá, general de brigada João Challella Júnior e pelo delegado titular de Guarujá, Marco Antonio Couto Perez.

    À cerimônia estiveram presentes os vereadores Antonio Fidalgo Salgado Neto, Givaldo dos Santos Feitoza, Luciano Lopes da Silva, Elias Primavera, Jaime Ferreira de lima Filho, Edmar Lima dos Santos, Mário Lúcio da Conceição, Walter dos Santos, Nelson Alves Filho, Geraldo Soares Galvão, Jailton Reis dos Santos e Valdemir Batista Santana; os juízes da Comarca de Guarujá Alexandre das Neves, Edmilson Rosa dos Santos, Marcelo Machado da Silva, Maria Cecília dos Santos Blanco Peres e Ricardo Fernandes Pimenta Justo; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o comandante da Base Aérea de Santos, tenente coronel Carlos Alberto Panza Santos, representando o comandante do IV Comar; o capitão de coverta, Marconi Vieira de Farias, representando a Capitania dos Portos de São Paulo; o capitão PM Antonio Marcos da Conceição, representando o comandante do 6º Grupamento de Bombeiros – Santos; o capitão PM Alexander Barbosa Casado, representando o comandante do 3º Batalhão de Polícia Ambiental; magistrados, autoridades civis e militares e cidadãos guarujaenses.


    Mais fotos no Flickr (Bertioga).

    Mais fotos no Flickr (Guarujá).

    Comunicação Social TJSP – RS (texto) / RL (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3693
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações578
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-tjsp-e-o-mais-novo-cidadao-de-bertioga-e-guaruja/198246556

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)