Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargador Dalmo do Valle Nogueira é homenageado na Comarca de Monte Alto

    há 9 anos

    Na sexta-feira (3), os familiares do desembargador Dalmo do Valle Nogueira estiveram na Comarca de Monte Alto para a colocação da placa que designou seu nome ao fórum local. O magistrado atuou na primeira entrância em Monte Alto no ano de 1942. O evento, em espaço cedido pela Casa do Advogado, contou com a presença da prefeita Silvia Aparecida Meira, magistrados, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, advogados, representantes civis e militares, serventuários e cidadãos monte-altenses.

    Entre os que fizeram uso da palavra, o juiz da 2ª vara e diretor do fórum Júlio César Franceschet, a presidente da 158ª Subseção da OAB de Monte Alto, Ana Lúcia Haddad Paulo, e os advogados decanos de Monte Alto, Aniz Haddad e Paulo Carnachioni, suas manifestações, citaram trechos de discursos do homenageado, recolhidos para mostrar sua concepção de justiça, de defesa de direitos fundamentais como a valorização da liberdade, em 1969, em pleno AI-5, em sua posse no cargo de desembargador.

    Segundo o filho Dalmo Nogueira, “a homenagem foi tocante em sua simplicidade desejada, com conteúdo para realçar a importância do Poder Judiciário em nosso País”. Para o filho do homenageado também foi importante o fato de “salientarem a importância que meu pai dava ao trabalho dos advogados para uma correta decisão da Justiça e ao juiz na sua difícil e diuturna tarefa de trazer segurança para diminuir a ansiedade gerada nas pessoas pelas incertezas que predominam nas sociedades modernas”.

    Patrono – Dalmo do Valle Nogueira nasceu em Barretos, em 1916, e faleceu em julho de 1982. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1939. Foi funcionário da Secretaria da Segurança Pública entre 1937 e 1938, promotor público entre 1939 e 1940 e secretário da Justiça do Estado de São Paulo em 1969, Ingressou na Magistratura em 1940, na 16ª Secção Judiciária com sede em Jaú, judicou em Monte Alto (1ª entrância), São Carlos (2ª entrância), São Paulo (3ª e 4ª entrâncias). Em 1963 foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada do Estado de São Paulo e foi eleito presidente desse Tribunal para o biênio 1970/1971. Foi nomeado desembargador em 1970 e, no TJSP, exerceu a 2ª Vice-Presidência (biênio 1980/1981) e 4ª Vice-Presidência (biênio 1982/1983).

    Comunicação Social TJSP – RS (texto) / Comarca de Monte Alto (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações883
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargador-dalmo-do-valle-nogueira-e-homenageado-na-comarca-de-monte-alto/205687124

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)