Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    EPM inicia curso de Direito Ambiental

    há 9 anos

    Com palestras proferidas pela professora e secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Patricia Faga Iglecias Lemos, e pelo professor e defensor público Tiago Fensterseifer, a Escola Paulista da Magistratura (EPM) deu início hoje (18) ao curso Direito Ambiental, coordenado pelo desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho e pelo juiz Álvaro Luiz Valery Mirra, ambos coordenadores da Área de Direito Urbanístico e Meio Ambiente da EPM.

    Ricardo Cintra Torres de Carvalho ressaltou na apresentação a feição dinâmica do ramo de direito em debate e conclamou a participação dos alunos. “Tivemos a preocupação de trazer tanto a visão dos juízes quanto a visão técnica da realidade, porque o Direito Ambiental depende e é continuamente influenciado pelo meio ambiente, que vai se transformando por sua própria forma de ser ou pela ação do homem, e daí advém uma série de consequências e perspectivas que vamos discutir”.

    No âmbito da visão geral proposta para análise no Módulo I, Patricia Iglecias discorreu sobre os princípios do Direito Ambiental e comentou aspectos práticos de sua aplicação. Também falou da necessidade de formar uma consciência ambiental ética. Tiago Fensterseifer, por seu turno, referiu e elogiou o pioneirismo do Judiciário paulista com a criação da Câmara de Direito Ambiental. Depois desenvolveu palestra sobre os princípios éticos à luz da Constituição brasileira.

    O curso é dividido em cinco módulos: “Instrumentos de proteção ambiental”, “Responsabilidade e dano”, “Proteção ambiental – Aspectos setoriais”, e “Urbanismo”. Ministrado a alunos presenciais e a distância, ainda está com inscrições abertas e será realizado até março de 2016.

    Comunicação Social TJSP – ES (texto e fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações147
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/epm-inicia-curso-de-direito-ambiental/220847723

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)