Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP recebe novos desembargadores

    há 9 anos

    Em solenidade ocorrida ontem (8), o Tribunal de Justiça de São Paulo empossou três novos desembargadores: Carlos Alberto de Campos Mendes Pereira, Reinaldo Cintra Torres de Carvalho e Samuel Francisco Mourão Neto. O vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli, conduziu o evento. “A época é propícia para se falar de crise. Hoje não. Hoje é um dia de alegria, de festa e, principalmente, de esperança, pois a Justiça sente-se muito feliz por tê-los conosco“, disse.

    Durante a cerimônia, que aconteceu no Salão do Júri do Palácio da Justiça, os magistrados prestaram juramento, assinaram a ata de posse e receberam o Colar do Mérito Judiciário das mãos do presidente em exercício. O secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, desembargador Aloísio de Toledo César, cumprimentou os recém-empossados representando o governador Geraldo Alckmin.

    O orador em nome da Corte foi o desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho. “A promoção demonstra que o Tribunal os conhece e que reconhece a carreira meritória que tiveram, sabe o que espera de vocês e tem certeza de que a confiança e a esperança serão retribuídas à larga”, afirmou ele. “O Tribunal precisa da vivência jurisdicional e da visão do mundo que Vossas Excelências trazem e não nos negarão, para prosseguirmos juntos na construção do Tribunal que sonhamos e na distribuição da Justiça que o povo espera de nós”, disse.

    Em seguida, os empossados ocuparam a tribuna. O primeiro a falar foi o desembargador Samuel Mourão Neto. Ele agradeceu à família e àqueles que o auxiliaram em sua carreira e também renovou seu compromisso com a Magistratura. “Os jurisdicionados vêm sempre em primeiro lugar. E é a dedicação máxima a eles que honra as tradições deste centenário Tribunal de Justiça”, afirmou.

    “Acredito que justiça se faz com humanidade, aceitando que o ser humano erra e pode mudar, que suas condutas devem ser vistas dentro de um contexto”, falou, por sua vez, o desembargador Reinaldo Torres de Carvalho. “Continuarei a trabalhar com afinco, honradez e respeito ao Tribunal de Justiça de São Paulo, de tudo fazendo para manter a sua posição vanguardista na aplicação da Justiça”, comprometeu-se ele, que afirmou espelhar-se no exemplo de seu pai e irmão, ambos desembargadores do TJSP.

    Para o desembargador Mendes Pereira, a nomeação é o ápice de 34 anos de dedicação à Magistratura. “Espero corresponder às expectativas e continuar servindo à Justiça e ao povo de São Paulo com o mesmo entusiasmo e dedicação que tinha aos 26 anos de idade, quando aqui mesmo tomei posse no cargo de juiz substituto”, discursou.

    Também prestigiaram a cerimônia o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Geraldo Pinheiro Franco; a diretora da International Association of Woman Judges para a América Latina e Caribe, desembargadora Maria Cristina Zucchi; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz Paulo Adib Casseb; a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Regina Aparecida Duarte, representando o presidente; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; o 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Oscild de Lima Júnior, representando o presidente; o ex-corregedor-geral da Justiça, desembargador Gilberto Passos de Freitas; a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella; o vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Luiz Périssé Duarte Júnior; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; a mãe do desembargador Carlos Mendes Pereira, Márcia Campos Mendes Pereira; a esposa do desembargador Reinaldo Torres de Carvalho, Ilka Rauscher Torres de Carvalho; a esposa do desembargador Samuel Mourão Neto, Ana Paula da Fonseca Ribeiro Frota; demais desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, servidores da Justiça, familiares e amigos.

    Trajetórias

    Carlos Alberto de Campos Mendes Pereira – Nasceu em 1963 na cidade de São José dos Campos (SP). É bacharel em Direito pela Faculdade de Osasco (turma de 1986). Iniciou sua carreira na Magistratura em 1988 e atuou nas comarcas de São José do Rio Preto, Santos, Miracatu, Juquiá, Registro, Eldorado, Cananéia, Iguape, Maracaí, Paraguaçu Paulista, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba e na Capital. Foi juiz substituto em 2º grau e promovido a desembargador por ato de 1º de julho de 2015, assumindo a vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Pedro Cauby Pires de Araújo.

    Reinaldo Cintra Torres de Carvalho – nasceu em setembro de 1958, na cidade de Dois Córregos (SP). Tornou-se bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), turma de 1984. Ocupou diversas funções no TJSP como servidor, antes de ingressar na Magistratura paulista em 1988, nomeado para 2ª Circunscrição Judiciária, com sede na Comarca de São Bernardo do Campo. Ao longo da carreira, atuou em Apiaí, Dracena, Piracicaba e na Capital. Assumiu o posto de desembargador por ato de 29 de junho de 2015, após a aposentadoria de Osvaldo Capraro.

    Samuel Francisco Mourão Neto – nasceu na capital paulista, em maio de 1962. Formou-se em Direito pela USP, turma de 1988. Integra os quadros do TJSP desde os 14 anos, quando começou como menor colaborador eventual. Ingressou na Magistratura em 1988, nomeado para a 1ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santos. Trabalhou nas comarcas de Pacaembu, Matão, Guarujá e na capital paulista. Em 2011, foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º grau. Foi alçado ao cargo de desembargador por ato de 1º de julho de 2015, para ocupar o cargo deixado pelo desembargador Roberto Mário Mortari.


    Mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br
    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações517
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-recebe-novos-desembargadores/229843632

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)