Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP promove mutirões de audiências em comemoração aos 20 anos da Lei 9.099/95

    há 9 anos

    Para celebrar os 20 anos de promulgação da Lei nº 9.099/95, que instituiu os Juizados Especiais Cíveis e Criminais no Brasil, o Tribunal de Justiça de São Paulo promoverá, no período de 28/9 a 2/10, mutirões de audiências de instrução e julgamento nas varas dos juizados, cujas pautas sejam superiores a 100 dias, conforme Provimento nº 22/2012 da Corregedoria Nacional de Justiça. Até o momento já foram agendadas 425 audiências no Estado.

    O evento atende ao programa “Redescobrindo os Juizados Especiais”, do Conselho Nacional de Justiça. “Há 20 anos, entrava em vigor a Lei 9.099/95, que instituía e regulamentava o funcionamento dos Juizados Especiais. Era o nascimento de uma nova Justiça, menos burocratizada e mais próxima dos cidadãos”, afirma a ministra Nancy Andrighi, corregedora Nacional da Justiça, em texto de apresentação do programa. Para a ministra, os juizados são um verdadeiro divisor de águas, por possibilitar o acesso do cidadão comum a uma Justiça norteada pela simplicidade, oralidade, informalidade e celeridade.

    Atualmente, existem no Brasil 1.818 varas de juizados especiais na Justiça Estadual e 529 na Justiça Federal. Só no TJSP são 316 unidades.

    O Tribunal paulista, por meio do Conselho Supervisor do Sistema de Juizados Especiais e da Escola Paulista da Magistratura (EPM), também realizará, no próximo dia 25, o curso 20 anos da Lei 9.099/95 – Novas perspectivas, em comemoração à data. O curso será ministrado no auditório da EPM, a partir das 9h30 (informações no site www.epm.tjsp.jus.br).

    Comunicação Social TJSP – AM (texto) / CNJ (arte)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações103
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-promove-mutiroes-de-audiencias-em-comemoracao-aos-20-anos-da-lei-9-099-95/230637519

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)