Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP instala 2ª Vara de Igarapava

    há 13 anos

    O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo instalou nesta sexta-feira (3/12), às 16 horas, a 2ª Vara judicial da comarca de Igarapava, cidade com 27.960 habitantes pertencente à 40ª Circunscrição Judiciária. O juiz responsável pela nova Vara será Renê José Abrahão Strang.

    A solenidade foi realizada no Salão do Júri do Fórum da cidade, conduzida pelo vice-presidente do TJSP, desembargador Março César Müller Valente, que representou o presidente Antonio Carlos Viana Santos.

    Ele abriu a cerimônia e passou a palavra ao juiz diretor do fórum de Igarapava, Ewerton Meirelis Gonçalves. O magistrado afirmou que pode se considerar uma pessoa privilegiada. Em primeiro lugar, pela família que possui, com sua esposa e três filhos, mas também pelo seu nome, que significa protetor da lei e finalmente por estar dirigindo o fórum de Igarapava nesta instalação da 2ª Vara. Lembrou também que se trata de um dia histórico para Igarapava e da luta dos muitos magistrados que passaram pela comarca e contribuíram para que esse dia chegasse. Em especial ao desembargador Luiz Antonio Rodrigues da Silva, que já foi juiz em Igarapava. atualmente é o coordenador da 40ª Circunscrição Judiciária, muito tem feito pela comarca e que certamente ainda irá fazer muito mais.

    Na sequência foi a vez do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Igarapava José Ricardo Rodrigues Mattar, que ressaltou o esforço dos servidores do judiciário da cidade nestes últimos tempos para que o evento se realizasse. Ele lembrou da espera de 16 anos por esse momento, quando grande parte dos advogados de OAB de Igarapava ainda eram estudantes, e das idas e vindas dos membros da OAB ao poderes Executivo e Legislativo para que a 2ª Vara fosse instalada em Igarapava, mas em especial ao empenho do desembargador Luiz Antonio Rodrigues da Silva, que foi por ele visitado inúmeras vezes para tratar do assunto. O advogado aproveitou ainda a presença do vice-presidente Müller Valente para eximir o Poder Judiciário paulista de parte da responsabilidade pela demora na instalação da 2ª Vara, já que a maior parcela dessa responsabilidade se deve à falta de autonomia financeira do judiciário paulista.

    O prefeito de Igarapava, Francisco Tadeu Molina agradeceu a todos aqueles que contribuíram para a instalação da Vara, em especial ao juiz-diretor do Fórum Ewerton Meirelis Gonçalves, a quem entregou uma placa homenageando-o, assim como o fez também para os desembargadores Muller Valente e Luiz Antonio Rodrigues da Silva, que falou na seqüência, manifestando sua grande alegria e satisfação em presenciar a instalação da 2ª Vara. Ele aproveitou a oportunidade para lembrar um pouco da história de Igarapava, fundada em 22 de maio de 1842 com o nome de Santa Rita do Paraíso. A cidade cresceu e em 15 de outubro de 1892 foi criada a 1ª Vara de Igarapava. Ou seja, foram necessários 118 anos para que fosse criada a 2ª Vara. O desembargador agradeceu a todos aqueles das cidades da região que lutaram para a criação da 2ª Vara, incluindo aí pessoas, entidades e associações, e lembrou também que a paz que todos buscam é fruto da justiça, e nós, magistrados, que combatemos pela justiça, combatemos também pela paz. E finalizou fazendo uma alusão à conhecida beleza do luar de Igarapava, recitando um poema de um artista da região, que tem exatamente o título de Luar de Igarapava. O desembargador foi presenteado com um quadro contendo uma foto sua.

    A solenidade foi encerrada pelo vice-presidente do TJSP, desembargador Março César Muller Valente, que falou de sua grande satisfação em comparecer a Igarapava e revelou os números impressionantes que dizem respeito à Justiça de São Paulo, cujos magistrados em 1º grau receberam, no ano passado, um total de quase 5,5 milhões de novos processos. É nesse gigantesco quadro, como é grande a terra paulista, que se insere esta Casa da Justiça, o Fórum de Igarapava, prosseguiu Muller Valente. E completou relembrando uma frase que ouviu nesta semana, vinda pelo Conselheiro Jaime Octavio Cardona Ferreira, do Tribunal de Relação de Lisboa, para quem ser juiz é um estado de alma, uma postura, um estar e um ser. Ele finalizou seu discurso desejando em nome do Tribunal de Justiça que ali estava representando que Deus ilumine a Casa e sua nova Vara, como um porto seguro de proteção aos direitos dos cidadãos.

    A comarca

    Igarapava possui 9.887 processos em andamento nas áreas cível, criminal, execuções fiscais e infância e juventude. Somente no mês de outubro deram entrada na Justiça local 242 novas ações. Trabalham no fórum da cidade 42 servidores, além de estagiários, funcionários do Ministério Público e do Banco do Brasil, que somam aproximadamente 30 pessoas. Circulam diariamente pelas dependências do Fórum cerca de 400 pessoas.

    Igarapava faz parte da 40ª Circunscrição Judiciária, cuja sede é Ituverava e à qual pertencem também as cidades de Guará, Miguelópolis, São Joaquim da Barra e Ipuã.

    Assessoria de Imprensa TJSP - RP (texto) / AC (foto)

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1045
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-instala-2-vara-de-igarapava/2495001

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)