Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto da Comarca de Urânia também é contemplado pelo Prêmio Mário Covas

    há 8 anos

    O projeto “Campeão da Conciliação – Um novo olhar sobre os conflitos sócios-individuais”, do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Urânia, também participou da 11ª Edição do Prêmio Mário Covas e conquistou a segunda colocação categoria “Processos Organizacionais/Inovação em Gestão Estadual”.

    A iniciativa tem a finalidade de enfrentar número excessivo de distribuições de processos contendo pedidos repetitivos, relacionados às tarifas bancárias em contratos de financiamento. Entre algumas iniciativas, aprimorou-se a comunicação (interna e externa) adotando linguagem menos técnica e mais favorável a uma postura conciliatória. Junto com a carta de citação/intimação, as partes recebem o convite para integrar o “Movimento Nacional pela Conciliação” e o projeto “Campeão da Conciliação”. O texto também destaca a importância da cultura da paz.

    Além disso, os atos processuais foram concentrados: audiências de tentativa de conciliação, instrução e julgamento acontecem na mesma oportunidade, proporcionando celeridade no trâmite processual. Quando o caso alcança a conciliação, o selo do projeto “Campeão da Conciliação” é fixado na capa do processo e entregue para as partes, como forma de reconhecimento. Com isso, o número de conciliações vem aumentando gradativamente desde 2012, ano de implantação do projeto.

    A entrega do Prêmio Mário Covas aconteceu no último dia 5, no Palácio dos Bandeirantes, e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini. Outro projeto relacionado à Corte, idealizado pelo Gabinete Militar do TJSP, foi o primeiro colocado na mesma categoria: “Avaliação de Vulnerabilidade Criminal nos Fóruns do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”. Trata-se de sistemática de aferição de vulnerabilidade em fóruns e uma “fórmula social”, com base em dados criminais e ambientais, que otimizaram a distribuição de vigilantes patrimoniais nos prédios das comarcas do Estado de São Paulo. O resultado foi uma economia de mais de R$ 60 milhões por ano e uma melhor distribuição desses profissionais, atendendo às demandas na área de segurança.

    Comunicação Social TJSP – CA (texto) / Site Governo SP (foto)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3699
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações97
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-da-comarca-de-urania-tambem-e-contemplado-pelo-premio-mario-covas/257784890

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)