Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ‘TJ + Sustentável’ promove 3º Ciclo de Palestras

    há 8 anos

    O game do TJ + Sustentável foi concluído no início de dezembro, com a vitória do Fórum de Jaú, que entre os doze prédios participantes foi o que mais economizou água, energia, telefonia e copos descartáveis. Mas o projeto continua para estimular o consumo consciente de recursos naturais e bens públicos.

    Ontem (16), a Presidência do Tribunal de Justiça, com o apoio da Escola Judicial de Servidores, promoveu o 3º Ciclo de Palestras sobre o tema, com exposições dos professores João Alexandre Paschoalin Filho e Roberto Correia da Silva Gomes Caldas, da UniNove. O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas, pelas modalidades presencial e online.

    O juiz assessor da Presidência Mário Sérgio Leite apresentou os currículos dos palestrantes e agradeceu pela colaboração dos especialistas e da universidade. “Iniciamos recentemente esse projeto de sustentabilidade no Tribunal e temos colhido bons frutos graças à colaboração dos juízes e funcionários”, disse.

    João Paschoalin Filho, engenheiro com pós-doutorado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Portugal), abordou o tema “Gerenciamento de Resíduos Sólidos”. Levantou uma questão importante aos participantes: “Nos preocupamos com o destino do lixo que produzimos?” Apresentou dados e números dos resíduos no Brasil e no mundo, entre eles, estudo indicando que no Brasil uma pessoa produz pouco mais de 1 quilo de lixo por dia.

    “A maior parte do lixo no País é destinada para aterros sanitários, sendo que, na hierarquia de gestão de resíduos, esse deveria ser o método menos utilizado”, afirmou Paschoalin. E alertou que é preciso conscientização e que a coleta seletiva é fundamental para a reciclagem, uma das alternativas para destinação desse material.

    Roberto Caldas tratou de “Compras Públicas, Sustentabilidade e Melhoria Contínua”. Ele é doutor em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e advogado consultor nas áreas de regulação, licitações públicas, contratos administrativos, concessões administrativas, parcerias público-privadas e tributação em geral.

    Afirmou que as licitações públicas não devem levar em conta apenas o preço, como costuma ocorrer, mas também considerar outros aspectos, como durabilidade, sustentabilidade e função social. Abordou, ainda, a necessidade de um bom acompanhamento dos contratos, especialmente no que diz respeito ao descarte dos resíduos. “É preciso investir na qualificação e capacitação das pessoas que atuam na área de gestão de contratos, para que elas possam exercer essa função de forma satisfatória”, disse.

    Comunicação Social TJSP – CA (texto) / GD (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3696
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações80
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-sustentavel-promove-3o-ciclo-de-palestras/268975412

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)