Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP instala Câmara Reservada de Direito Empresarial

    há 13 anos

    A especialização é o caminho a ser seguido pelo judiciário. Com essas palavras, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Roberto Bedran, instalou, nesta quinta-feira (30), a Câmara Reservada de Direito Empresarial da corte paulista.

    De acordo com o presidente, a instalação dará uma resposta célere e segura sobre a matéria agora incumbida à nova turma. A expectativa da presidência é que os recursos sejam rapidamente solucionados, completou. A solenidade foi realizada no salão do Júri do Palácio da Justiça,

    O desembargador Manoel Queiroz Pereira Calças, primeiro na lista de antiguidade entre os integrantes da nova câmara, falou sobre a importância do Direito Empresarial na sociedade contemporânea. Segundo ele, a instalação de uma Câmara Reservada de Direito Empresarial reveste-se de um significado extremamente relevante. Evidencia que esta Corte de Justiça, que tem jurisdição sobre o Estado de São Paulo - onde se concentra mais de 50% da economia nacional - está devotando ao direito comercial a atenção que esta área jurídica reclama e merece.

    Pereira Calças abordou ainda a expectativa de julgamentos mais céleres com a instalação da turma especializada. O Tribunal de Justiça de São Paulo, ao criar e instalar a Câmara Reservada de Direito Empresarial, atua com o objetivo de prestar tutela jurisdicional mais célere e eficiente, cumprindo seu papel na realização desta ambiciosa meta, desejada igualmente por todos os profissionais do direito, concluiu.

    Após o encerramento da cerimônia, os componentes da câmara escolheram, por aclamação, o desembargador Romeu Ricupero como presidente. A escolha se deu pelo fato de que ele se aposentará compulsoriamente no ano que vem, quando completa 70 anos de idade. Os outros integrantes são, além de Ricupero, os desembargadores Manoel de Queiroz Pereira Calças, José Reynaldo Peixoto de Souza, Ricardo José Negrão Nogueira e Enio Santarelli Zuliani.

    Os julgamentos acontecerão às terças-feiras, a partir das 9h30. Inicialmente, a periodicidade das sessões será quinzenal.

    A Câmara

    O novo colegiado, que vai funcionar junto à Subseção I da Seção de Direito Privado, julgará matérias relacionadas ao Direito Empresarial, dispostas nos artigos 966 a 1.195 do Código Civil, da Lei de Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96), da Lei das Sociedades Anonimas (Lei nº 6.404/76) e questões envolvendo juízo arbitral sobre litígios conexos com a matéria da competência da nova câmara. Serão distribuídos apenas os recursos interpostos em ações ajuizadas após a instalação da câmara especializada. Os feitos já distribuídos não serão redirecionados, devendo ser julgados pelas câmaras que compõem a Subseção I.

    A nova Câmara foi criada em razão da grande demanda de recursos distribuídos envolvendo as matérias que devem ser apreciadas pelo colegiado. Segundo estatísticas, o TJSP recebeu, de janeiro a dezembro do ano passado, 2.509 recursos relacionados a Direito Empresarial, concorrência desleal, Leis das Sociedades Anônimas e propriedade industrial. A expectativa é de que os julgamentos, que hoje podem levar um ano, aconteçam em até dois meses.

    À solenidade estiveram presentes também os desembargadores José Santana, vice-presidente do TJSP, Fernando Antonio Maia da Cunha, presidente da Seção de Direito Privado, além de juízes, promotores, advogados, professores universitários e servidores do Judiciário paulista.

    Assessoria de Imprensa TJSP AM (texto) / AC (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3700
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2642
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-instala-camara-reservada-de-direito-empresarial/2758345

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 13 anos

    TJSP cria câmara especializada em Direito Empresarial

    Marcela Bragaia, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Contestação Negativa Geral com Pedido de Impugnação da Justiça Gratuita

    Wander Barbosa Advogados, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    TJ-SP publica mais quatro novos enunciados sobre o Direito Empresarial.

    Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 6 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT-1 - Agravo de Peticao: AP XXXXX-97.1992.5.01.0040 RJ

    Marília Andrade, Estudante de Direito
    Artigoshá 9 anos

    Câmaras reservadas de Direito Empresarial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)